Empreender é um sonho de muitos e muito brasileiros. Mas empreender com o amor de sua vida, é possível? Abrir uma empresa ou trazer para o time sua “cara metade” é um grande desafio pois estarão em linha de frente a vida profissional e pessoal no mesmo ambiente. Porém, bem-organizado, pode ser um grande diferencial. Pois sabendo o princípio básico que não pode misturar os assuntos, pode dar muito certo, ou muito errado, nos dois âmbitos, profissional e o pessoal.
Quando as expectativas estão bem definidas com bom senso e coerência, as chances de ter uma empresa forte são grandes. Para isso acontecer é necessário que que exista muita confiança, respeito e a relação pessoal esteja bem resolvida. Isso para casos em que o relacionamento pessoal já existe e, decidem empreender. Mas, ao contrário também acontece, como por exemplo, ter uma empresa e, de repente alguém em determinado momento, entra para o negócio já existente.
Empreender entre casais, mais do que outros tipos de sócios, é necessário ter muita clareza na divisão e responsabilidades de cada um junto a empresa. Embora, com muitas dificuldades já inerentes até ao casal em si, o amor e a harmonia entre si, podem gerar um bom ambiente profissional. Esse á o maior desafio, pois tem que conciliar a vida pessoal com as demandas profissionais, as mesmas demandas.
A divisão de tarefas é imprescindível ao bom andar do negócio. Além de evitar duplicações nas tarefas, o casal evitará que assuntos relevantes sejam “esquecidos” porque um “achou” que o outro faria. Se a divisão for possível por habilidades, é melhor. Caso contrário, importante que a divisão seja equilibrada. Um dos dois, que tenha um perfil mais organizado ou que tenha maior facilidade em lidar com números pode ser mais produtivo no momento de gerenciar pagamentos e recebimentos, por exemplo. Escrever, no início da relação profissional, os cargos e responsabilidades de cada um será grande diferencial ao longo da jornada.
Para os que empreendem em casais ou até com outros familiares por exemplo, tem que saber escutar e, não querer que as coisas sejam sempre revolvidas do seu jeito, pois a falta de hierarquia e a proximidade da relação pessoal, podem gerar conflitos e invasão de espaços.
Quando os esforços do casal estão alinhados com os objetivos da empresa, o empreendimento tem muito a ganhar, pois o sucesso dele, será o sucesso do casal também.
O ambiente da empresa deve ser tratado como tal. Necessário muito cuidado em trocas de carinhos, apelidos etc., na frente de funcionários e cliente. Tal cuidado também tem que ser observado, mesmo quando estiverem a sós. Lembrem-se, o ambiente é corporativo.
Importante salientar que as metas da empresa têm de estar em consonância com o crescimento do próprio casal. Ambos precisam sentir que as ações estão se tornando resultados esperados. Inclusive em caso de erros, saber e reconhecer os erros e realinhar objetivos em conjunto.
Os momentos de lazer entre os casais empreendedores, devem existir e, bem separados da empresa. Pois, de nada adiantará, nesses momentos, serem tratados as coisas da empresa.
Uma vez, até sugeri ao um casal de amigos e clientes, que criássemos um grupo no WhatsApp para que lá fossem tratados somente assuntos da empresa. No início, conversávamos de tudo ao mesmo tempo, depois fomos alinhando, eu como consultor e eles, casal, como os empreendedores. Hoje, as tarefas e informações são bem definidas para cada um.
Empreender em casal tende a trazer uma série de benefícios emocionais, financeiros e práticos à empresa e ao próprio casal. Quando ambos estão comprometidos com o sucesso do negócio, eles se motivam mutuamente nos momentos de dificuldade e celebram juntos as conquistas alcançadas.
Por exemplo, aqui na nossa consultoria os clientes corporativos são de empresas constituídas, na maioria por casais ou famílias de empreendedores. Assim, acabamos por ter além da relação profissional, verdadeiras relações de amizades.
Vocês que desejam empreender, seja com o amor da sua vida, com um familiar, ou até com um amigo, entre em contato conosco. Temos soluções exclusivas para orientá-los da melhor maneira.
Se este artigo fez sentido para você, compartilhe!