O Palmeiras venceu o Independente del Valle, do Equador, por 2 a 1, nesta quarta-feira, 15, no Allianz Parque, em São Paulo, pela quinta rodada da Libertadores. O resultado garantiu vaga antecipada ao Verdão nas oitavas de final.
Os primeiros 45 minutos de jogo foram de superioridade do Alviverde. Logo aos 5 minutos, em uma cobrança de falta na área, Zé Rafael cabeceou para o fundo da rede, mas o lance foi invalidado por impedimento. O placar foi aberto aos 37 com um golaço de Richard Ríos, que arriscou de longe na cobrança de falta e acertou um lindo chute. Nos acréscimos, após um pênalti marcado, Gustavo Gómez cobrou com categoria e fez o segundo dos palmeirenses.
A etapa final foi de muita intensidade do início ao fim. Aos 15 minutos, com dores no adutor da coxa direita, Endrick pediu para ser substituído e Raphael Veiga entrou em seu lugar. Após um lançamento em profundidade, Lautaro Díaz dominou com categoria, na sequência driblou seu marcador e fez um lindo gol para descontar para os visitantes aos 19. Sem ter tido mais outras oportunidades claras, o Independente del Valle não conseguiu furar a defesa dos rivais e assim foi decretada a vitória dos mandantes.
Com o resultado, o Alviverde conseguiu sua classificação para as oitavas da competição e assumiu a liderança da classificação geral. Já a equipe equatoriana, com a derrota, permaneceu na terceira colocação do Grupo F, com quatro pontos somados até então.
Na última rodada da Libertadores, o Palmeiras receberá o San Lorenzo, da Argentina, no dia 30 de maio, às 19h, no Allianz Parque, em São Paulo. O Independente del Valle irá jogar contra o Liverpool, do Uruguai, no mesmo dia e horário, no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador.