MANAUS – O Amazonas está entre os cinco estados brasileiros que mais reduziram os crimes de latrocínios (roubos seguidos de morte), no país em 2024. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), as ações das Forças de Segurança amazonense resultaram na queda de 50% desses crimes entre os meses de janeiro e abril.
O resultado, de acordo com o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, confirma as estratégias de enfrentamento à criminalidade e investimentos nas Forças de Segurança, adotadas pelo Governo do Amazonas.
“Esse é mais um resultado da integração da Polícia Militar, Polícia Civil, das nossas agências de inteligência, que tem empregado efetivo repressivo e investigativo com o uso de tecnologias, que tem culminado na retirada de mais criminosos das ruas”, destacou o secretário.
Dados estatísticos
De acordo com os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, entre janeiro e abril ocorreram oito roubos seguidos de morte. Durante o mesmo período do ano passado, os crimes vitimaram 16 pessoas em todo o Estado.
A redução de 50% desse tipo de crime elevou o Amazonas ao 4º lugar, empatado com Paraná, em número de reduções, ficando atrás apenas de Tocantins, Distrito Federal e Alagoas.
Polícia em ação
Mais de 80 quilos de entorpecentes, entre cocaína e pasta-base de cocaína, foram apreendidos pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), durante fiscalização na Base Fluvial Arpão 1, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), na noite de sexta-feira (07/06). Toda a droga foi encontrada escondida no forro do camarote de uma embarcação. O casal suspeito de ser o responsável pelo transporte foi preso em flagrante.
A apreensão e prisões foram registradas por volta das 23h, e são resultado da operação Protetor das Fronteiras/Fronteira mais Segura, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, desencadeada na Base Fluvial Arpão 1.
Leia mais: Polícia investiga execução de mulher em Manaus