Diversas opções para todos os públicos fazem parte do agendão cultural de sexta a domingo (23 a 25/08), nos espaços Culturais mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A programação também reúne projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo. A agenda inclui exposições artísticas, diversas oficinas, lançamento de álbum musical, espetáculo baseado em um clássico contemporâneo, música instrumental, festival latino, mostra de obras sobre a vida no Sul do Brasil, concerto sacro e de violão, e muita diversão com um stand-up com duelo de piadas.
Nesta sexta-feira (23/08), às 18h30, o Centro de Artes Visuais Galeria do Largo renova o “Espaço Mediações 8ª edição”, com conceitos de ocupação, ateliê e laboratório. As novas exposições fazem parte da mostra “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, reunindo quatro mostras individuais, incluindo uma mostra de lambes, evidenciando diversas possibilidades de pensamento e materialização em arte.
Neste conjunto de propostas, a artista Maria do Rio Negro apresenta “Documentos e Identidades“; Suelen Siqueira exibe “Potências do Corpo Feminino“, com fotografias de shibari art; Marcelo Rufi mostra “Pintacuia Hiperbólico“ e Victor Zagury apresenta a curadoria de lambes “Cola com Noix“. As exposições ficam abertas ao público, de quarta a domingo, de 15h às 20h, na Galeria do Largo, no Centro de Manaus.
O Teatro Gebes Medeiros recebe, nesta sexta-feira (23/08), às 20h, o Lançamento do primeiro álbum musical da artista Dell Solano. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo – executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o show terá a participação especial de Júnior Rodrigues e Dudu Brasil. O conteúdo do álbum foi disponibilizado no dia 20 de Agosto nas plataformas digitais Spotify, Deezer e Youtube. O evento possui classificação livre e entrada franca.
Comédia
O Teatro Américo Alvarez recebe nesta sexta-feira (16/08), às 20h, o espetáculo “A Doente Hereditária”. O enredo retrata uma comédia em três atos escrita por Dimas Mendonça e dirigida por Mariellen Kuma, que traz uma releitura ousada e contemporânea da peça clássica “O Doente Imaginário”, de Molière. O espetáculo foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A narrativa gira em torno da personagem Mimi Feitosa, uma herdeira branca de muitos imóveis e prestígio, que apesar de sua vida aparentemente perfeita, acredita estar gravemente doente.
Além disso, a montagem é marcada pela presença de um elenco composto 100% por pessoas trans, proporcionando uma nova perspectiva estética e técnica ao teatro brasileiro. Com classificação indicativa de 18 anos, a entrada é franca.
Nesta sexta-feira (23/08) e no sábado (24/08), de 15h às 19h, acontece uma “Caravana de Jogos Intergeracionais Sustentáveis da Amazônia”, no Largo de São Sebastião. O evento também foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Gratuito.
Com intuito de levar a cultura e a música instrumental à população a áreas que não teriam acesso, nesta sexta-feira (23/08), às 17h e no sábado (24/08), às 10h30, o projeto “Circuito AM de Música Instrumental” terá quatro apresentações. Na sexta, o evento acontece no terminal de ônibus da Cidade Nova (T3), e no sábado ocorre na rotatória do Manoa (debaixo do viaduto), ambos na avenida Max Teixeira, zona Norte de Manaus, O projeto é mais um contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O Centro Cultural Palácio Rio Negro apresenta nesta sexta-feira (23/08), às 20h, e no sábado (24/08), às 17h, o “3º Festival Intercultural”, com o Grupo Yólotl Latino. O Festival é uma iniciativa de amigos de diferentes partes do mundo que se juntam para celebrar a cultura latino-americana. Além de contar com concertos didáticos em escolas, aulas de música e apresentações. Com entrada gratuita.
Mais atrações no sábado
Neste sábado (24/08), de 9h às 11h30, o Museu de Numismática Bernardo Ramos, que funciona no Palacete Provincial, vai oferecer duas oficinas especiais ao público: a oficina “Monóculo – Escola de Retratos”, e o “Concurso Infantil de Fotografia em Smartphones”. Ambas voltadas à introdução de crianças e adolescentes ao universo da fotografia, no Auditório Coronel Pedro Enrique Cordeiro Jr. Atividades lúdicas e criativas prometem despertar o interesse dos jovens pelas artes visuais.
Crianças de 8 a 12 anos terão a oportunidade de capturar “Detalhes Provinciais” com seus smartphones, explorando e registrando elementos arquitetônicos e culturais que compõem a identidade de nossa história. As melhores fotografias serão premiadas, e os vencedores receberão brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento! As inscrições podem ser feitas via WhatsApp, pelo número (92) 98123-4706.
Neste sábado (24/08), acontece a segunda edição das exposições “Tecendo Raízes – Arte e Cultura”, da artesã Alexandra Delgado, de 9h às 12h; e “Cores da Amazônia – Coleção de Crochê Sustentável”, da artesã Rosilane Oliveira, de 13h às 16h. Ambas exposições acontecem no Chapéu de Palha do Conjunto Hiléia, na rua Acopiara, bairro Redenção, com entrada gratuita.
Os projetos são contemplados pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. São também uma celebração da arte do crochê, enraizada na promoção da diversidade cultural, na valorização das tradições locais e no impacto social positivo.
O Coral do Amazonas e a Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) apresentam neste sábado (24/08), às 17h, o Concerto Sacro “Mazziotti: Credo, em dó maior”. O evento ocorre na Paróquia Militar Nossa Senhora do Sameiro, Avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra. O espetáculo com duração de uma hora, traz um repertório com compositores barrocos e clássicos, como Georg Muffat, José Maurício Nunes Garcia, Fortunato Mazziotti e possui regência de Fabiano Cardoso e Márcio Páscoa. Com classificação livre e entrada gratuita.
O pôr do sol no Parque Rio Negro, na orla do São Raimundo, vai ser cenário para o show da banda Alaídenegão neste sábado (24/08), às 17h, na programação do “Manaus Circus Sonante”. O projeto reúne artistas do cenário alternativo de diferentes gerações para circular na cidade com espetáculos musicais inspirados no universo circense.
A apresentação, com acesso gratuito, vai compor uma websérie documental, dividida em quatro episódios, numa parceria com a La Xunga Produções. O “Manaus Circus Sonante”, contemplado no Edital de Fomento às Artes e Cultura 2023 – Lei Paulo Gustavo, tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
A cantora amazonense Lucilene Castro, que está prestes a completar 30 anos de carreira musical, realiza neste sábado (24/08), o show de lançamento do EP “Samba de Mulher”, no gueto negro de Manaus, o Quilombo de São Benedito, a partir de 18h.
O show tem previsão de uma hora e dez minutos de duração e conta com as participações especiais de Melany Marinho e Serginho Queiroz, marcando o retorno do cantor à cena noturna manauara. O projeto foi contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O Cine Teatro Guarany receberá neste sábado (24/08), de 18h30 às 20h30, o Cineclube de Arte para a exibição da mostra “Z Leão no Cinema Gaúcho”. A mostra será uma boa oportunidade para o público conhecer o trabalho do renomado cineasta, que ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, tem contribuído significativamente para o cinema gaúcho. Leão, conhecido por sua vasta experiência como oficineiro e fundador do Núcleo Audiovisual da Pessoa Idosa (Napi), em Bagé, selecionou três obras que ilustram a vida no Sul do Brasil e destacam a riqueza dos cenários dos pampas. Com entrada gratuita e classificação indicativa de 12 anos.
O majestoso Teatro Amazonas recebe neste sábado (24/08), às 20h, o concerto “Violinistas”, com a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam). A Orquestra de Violões do Amazonas é um grupo de referência no Amazonas e no Brasil. Tanto assim que Alunos de violão têm se dedicado vislumbrando um dia ser integrantes da Ovam. Neste espetáculo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Orquestra de Violões do Amazonas abre um espaço para que alunos de violão tenham a oportunidade de estarem no palco junto com a orquestra.
Os ingressos com classificação livre estão à venda na bilheteria do teatro e no site www.shopingressos.com.br. O preço para plateia e frisas é de R$ 10, enquanto os demais lugares têm entrada gratuita.
O Teatro Gebes Medeiros recebe neste sábado (24/08), às 20h, o stand-up de “Duelo de piadas: pai vs filho”, com Marcos Paiva e Lucas Eduardo. O show retrata a dificuldade que é ser pai e ser filho, com piadas em diversas situações do cotidiano, através de interações com outros pais e filhos no evento. Com classificação livre, os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no www.shopingressos.com.br.
Endereços:
• Teatro Amazonas – (Largo de São Sebastião – Centro);
• Cineteatro Guarany – Vila Ninita, avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);
• Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro;
• Teatro Américo Alvarez – Rua Ramos Ferreira, 1512, Centro;
• Centro de Artes Visuais Galeria do Largo (Largo de São Sebastião – Centro);
• Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);
• Centro Cultural Palácio Rio Negro – Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro;