Apesar do bom desempenho na classificação, a Mercedes ficou longe de ser competitiva no GP de Singapura da Fórmula 1. Lewis Hamilton largou da terceira posição, mas a escolha dos pneus macios para o início da prova se mostrou equivocada e o heptacampeão cruzou a linha de chegada apenas em sexto lugar.
Toto Wolff admitiu que a equipe fez a leitura errada da corrida e considerou a prova no circuito urbano de Marina Bay como uma “noite dolorosa” para os Flechas de Prata.
“Acho que lemos a corrida errado”, admitiu o chefe da Mercedes. “Tomamos uma decisão com base em [dados] históricos de que esta corrida era basicamente uma procissão, como Mônaco, e que o pneu macio daria [a Hamilton] uma oportunidade na largada, basicamente a única oportunidade de ultrapassagem”.
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“E essa foi uma decisão que todos nós tomamos juntos. Acho que havia uma lógica por trás disso, mas era contrário ao que deveríamos ter decidido. Mas isso não esconde o fato de que quando o carro está lento, você está lento. Foi uma noite muito dolorosa, muito dolorosa. E não é sobre quando você olha para as posições de quarto e sexto, isso não é bom, especialmente quando você começa em terceiro e quarto”, acrescentou.
O pit stop precoce de Hamilton fez com que ele tivesse que lutar para se recuperar no meio do pelotão, e não conseguiu se defender de Oscar Piastri e Charles Leclerc, ambos com pneus mais novos. Já George Russell largou da quarta posição com pneus médios e terminou a disputa no mesmo lugar.
A boa notícia para a Mercedes é que uma atualização no carro está prevista o GP dos Estados Unidos, marcado para o dia 20 de outubro. A equipe terá bastante tempo antes da corrida para analisar os dados e descobrir como configurar melhor o carro e extrair mais ritmo do seu pacote.