Xabi Alonso foi apresentado oficialmente no Real Madrid nesta segunda-feira (26).
O treinador de 43 anos chega para substituir o cargo deixado por Carlo Ancelotti, que não renovou com os Merengues e assinou contrato com a Seleção Brasileira.
Em seu primeiro discurso como técnico do time madridista, Xabi reforçou o legado deixado pelo antecessor italiano.
“Quero falar sobre a era que chegou ao fim e sobre a sucessão que estou assumindo depois de Carlo Ancelotti. Ele foi um treinador que deixou uma marca profunda em mim como pessoa. Sem a sua maestria, eu provavelmente não estaria aqui. Aceito este legado com grande honra”.
Xabi Alonso assinou contrato de três temporadas e já irá comandar o Real Madrid na disputa do Mundial de Clubes, entre os dias 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.
Na coletiva de apresentação, o técnico espanhol afirmou que o clube sempre foi sua casa e agradeceu a confiança depositada em seu trabalho.
“É, sem dúvida, um dia muito especial. Um dia que marcarei para o resto da vida. Esta é a minha casa, estive fora por alguns anos, mas o vínculo com o Madrid sempre esteve lá. Obrigado pela confiança, por acreditarem que sou a pessoa ideal para liderar esta nova era, com energia, com entusiasmo”, completou Xabi.
Carreira de Xabi Alonso
Como jogador, Xabi Alonso conquistou a Champions League da temporada 2013/2014 pelo Real Madrid, justamente sob o comando de Ancelotti.
Já como técnico, o espanhol de 43 anos chamou a atenção do futebol mundial ao levar o Bayer Leverkusen ao título inédito (e invicto) da Bundesliga na temporada passada.
O time alemão também conquistou a Copa da Alemanha e ainda foi finalista da Europa League, mas ficou com o vice-campeonato ao perder a decisão para a Atalanta.
Xabi Alonso já teve uma experiência treinando o Real Madrid, mas nas categorias de base.
Logo depois de se aposentar dos gramados, o ex-meia comandou a equipe “Infantil A”. Agora, chega para assumir o time principal, no maior desafio de sua carreira à beira do campo.