Diversas enchentes atingiram o estado americano do Texas no último fim de semana, deixando pelo menos 82 mortos e dezenas de desaparecidos.
Mais chuvas devem causar o aumento do volume de água nos rios do Condado de Kerr, onde fica o Acampamento Mystic, enquanto autoridades alertam sobre possíveis impactos.
O que se sabe até o momento:
Número de mortos
Pelo menos 82 pessoas morreram após as enchentes que atingiram o centro do Texas durante o fim de semana de 4 de julho.
O número inclui pelo menos 28 crianças no Condado de Kerr, onde dez meninas seguem desaparecidas.
As vítimas aumentaram à medida que as autoridades locais de emergência em todo o estado, realizam esforços de busca, resgate e recuperação.
Elevação do nível das águas
Os rios em algumas das partes mais devastadas do centro do Texas estão começando a aumentar novamente, com mais chuvas na área.
O governador Greg Abbott disse que as enchentes repentinas de domingo (6) ainda podem representar um perigo para algumas regiões do estado nos próximos dias, já que “mais chuvas fortes” são esperadas.
Campistas desaparecidos
As equipes continuam procurando por campistas e monitores do acampamento de verão Mystic, para meninas, perto do Rio Guadalupe.
Buscas estão sendo realizadas por terra e ar, com a Guarda Aérea Nacional do Texas utilizando drones militares pilotados remotamente, normalmente usados pelas Forças Armadas para realizar vigilância.
Prontidão para emergências
Registros mostram que autoridades do Condado de Kerr já haviam considerado instalar sirenes de alerta de inundação, mas o plano nunca se concretizou.
Embora o Serviço Nacional de Meteorologia tenha emitido uma série de alertas antes da tempestade, surgiram dúvidas sobre o quadro de funcionários da agência e a capacidade de contatar os moradores no momento do desastre.