O ATP Tour deve ganhar um décimo Masters 1000 a partir de 2028, na Arábia Saudita. A novidade foi anunciada pela entidade nesta quinta-feira (23), em conjunto com o PIF (Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita).
O novo torneio estará no mesmo nível que Indian Wells, Miami, Monte Carlo, Madri, Roma, Toronto/Montreal, Cincinnati, Xangai e Paris.
Em coletiva em Paris, o presidente da ATP, Andrea Gaudenzi, classificou o anúncio como “um momento de orgulho que vem sendo preparado há anos”.
Ele afirmou ainda que a Arábia Saudita demonstrou “um compromisso genuíno com o tênis, não apenas no nível profissional, mas também no desenvolvimento mais amplo do esporte”.
O torneio terá propriedade e operação locais, e será disputado em quadras duras ao ar livre, com chave de 56 jogadores e duração de uma semana.
A participação não será obrigatória para os atletas.
Receita do torneio deve aumentar bônus dos Masters 1000
O CEO da SURJ Sports, empresa do PIF, afirmou que trabalha em parceria com a ATP para construir “um estádio de padrão internacional e a infraestrutura necessária para sediar o torneio”.
“Temos alguns anos para desenvolver o projeto. (…) Riyadh, por ser o centro dos negócios e do esporte na Arábia Saudita, é o local mais provável (para realizar o torneio), mas ainda há decisões a tomar”, explicou Danny Townsend.
Ele também ressaltou que o novo Masters não substituirá o Six Kings Slam, torneio de exibição também é apoiado pelo PIF que reúne seis dos principais tenistas do mundo.
“Trata-se de ampliar a oferta esportiva e de entretenimento para os fãs no reino e na região”, completou.
A ATP afirmou que parte das receitas da nova parceria será usada para otimizar o calendário do circuito e aumentar o fundo de bônus dos Masters 1000, incentivando a participação dos principais jogadores.
Com ativos de quase US$ 1 trilhão, o PIF tem colocado o esporte no centro de sua estratégia global. O fundo é controlador majoritário do Newcastle United, da Premier League, patrocina o LIV Golf e investe em Fórmula E, boxe e eSports.
Em 2024, Riyadh sediou as Finais da WTA, enquanto Jeddah recebe desde 2023 as Finais Next Gen da ATP.

