Consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko deixará a escuderia austríaca após 20 anos. A equipe confirmou que o austríaco termina sua passagem ao final de 2025.
Marko desempenhou um papel marcante e fundamental ao longo das últimas duas décadas à frente da equipe de Fórmula 1. Sob sua supervisão, a Red Bull conquistou seis títulos de construtores e outros oito do Mundial de Pilotos.
Helmut foi peça-chave no Programa Júnior da escuderia austríaca e supervisionou a trajetória de vinte pilotos até a F1. Entre eles, nomes como os tetracampeões Max Verstappen e Sebastian Vettel.
“É uma notícia muito triste que Helmut esteja nos deixando. Ele tem sido uma parte fundamental da nossa equipe e de todo o programa de automobilismo da Red Bull por mais de duas décadas. Este é, portanto, o fim de um capítulo de enorme sucesso. Sua partida deixará uma lacuna e sentiremos muita falta dele”, disse Laurent Mekies, chefe de equipe da Red Bull, antes de completar:
“Gostaria de expressar minha sincera gratidão por seu apoio inabalável, não apenas nos últimos meses, mas também durante meus primeiros dias na Scuderia Toro Rosso. Pessoalmente, Helmut, juntamente com [o CEO] Oliver Mintzlaff, foi a força motriz por trás do meu retorno à família Red Bull, primeiro em Faenza e depois neste verão, em minha função atual em Milton Keynes. Helmut é um verdadeiro piloto de coração, sempre nos incentivando ao limite, sempre disposto a correr riscos na busca de nossos objetivos”.
Marko também se pronunciou sobre sua saída da RBR, lamentou o fato de a equipe ter perdido o título do Mundial de Pilotos nesta temporada e desejou sucesso à escuderia:
“Estou envolvido no automobilismo há seis décadas e os últimos 20 anos na Red Bull foram uma jornada extraordinária e extremamente bem-sucedida. Foi um período maravilhoso que pude ajudar a construir e compartilhar com tantas pessoas talentosas. Tudo o que construímos e conquistamos juntos me enche de orgulho.
Ter perdido o Campeonato Mundial por pouco nesta temporada me emocionou profundamente e deixou claro para mim que agora é o momento certo para encerrar este capítulo longo, intenso e repleto de conquistas.
Desejo a toda a equipe sucesso contínuo e estou convencido de que eles estarão lutando pelos dois títulos mundiais novamente no próximo ano”, disse Helmut Marko.

