O Athletico-PR anunciou, na manhã desta sexta-feira (23), a contratação do volante Luiz Gustavo. O experiente jogador de 38 anos assinou vínculo de uma temporada com o Furacão, após deixar o São Paulo.
“Campeão da Copa das Confederações, da Champions League e do Campeonato Alemão. Dezenas de jogos pela Seleção Brasileira, com uma Copa do Mundo e dois títulos. Experiência nas maiores ligas do futebol mundial. O multicampeão Luiz Gustavo é o novo reforço do Athletico-PR para 2026”, oficializou o clube.
Luiz Gustavo chega para brigar por uma posição no time titular do técnico Odair Hellmann. Com histórico de Seleção Brasileira — e disputa da Copa do Mundo 2014 —, o volante desponta para ocupar o lugar de Felipinho na abertura do meio-campo rubro-negro.
O jogador está sem clube desde o fim da temporada 2025. Na ocasião, o profissional não teve o contrato renovado no São Paulo, onde estava desde dezembro de 2023.
Em 2025, Luiz Gustavo sofreu com diversas lesões e atuou pouco. Foram apenas 13 jogos oficiais pelo Tricolor Paulista, sendo dez como titular, e um gol marcado. O volante terminou o ano sem nenhuma contusão.
Luiz Gustavo começou a carreira por clubes de menor expressão, como Ipanema, Coruripe, CRB e Corinthians, todos de Alagoas. No fim dos anos 2000, o volante se transferiu para o Hoffenheim, da Alemanha.
No futebol europeu, Luiz Gustavo ainda atuou por Bayern de Munique e Wolfsburg, ambos da Alemanha, Olympique de Marselha, da França e Fenerbahçe, da Turquia.
Antes de retornar ao São Paulo, Luiz Gustavo disputou uma temporada pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita.
Nota do Athletico-PR na íntegra
“Campeão da Copa das Confederações, da Uefa Champions League e do Campeonato Alemão. Dezenas de jogos pela Seleção Brasileira, com uma Copa do Mundo e dois títulos. Experiência nas maiores ligas do futebol mundial.
O multicampeão Luiz Gustavo é o novo reforço do Athletico Paranaense para 2026!
O volante, que disputou as duas últimas temporadas pelo São Paulo, chega ao Furacão com contrato válido até o final deste ano. Ele vestirá a camisa rubro-negra número 14.
“Analisando com minha família, vi que era um projeto que faz sentido para o que eu preciso, para o que eu quero neste ano. É um clube estruturado, com um plano claro. Estou muito feliz e muito ansioso para que a gente possa fazer um ano excelente”, diz Luiz Gustavo.
“Sabemos que o nível aumenta (na primeira divisão). A concorrência e a responsabilidade aumentam. É nisso que eu espero colaborar com meus companheiros. Deixar sempre todos atentos nesses detalhes, para fazermos uma temporada de acordo com que o Athletico espera”, destaca.
A carreira multicampeã de Luiz Gustavo
Natural de Pindamonhangaba (SP), Luiz Gustavo iniciou a carreira no futebol alagoano. Mas não demorou muito para o volante ganhar o mundo.
Em 2007, com apenas 20 anos, foi para o Hoffenheim. O desempenho chamou a atenção do gigante Bayern de Munique, que o contratou no início de 2011.
Pelo Bayern, Luiz Gustavo conquistou um dos troféus mais importantes da sua carreira: a Champions League da temporada 2012-2013. O volante disputou 10 partidas na campanha do título do clube alemão.
O desempenho pelo Bayern de Munique o levou à Seleção Brasileira. Luiz Gustavo esteve em campo 41 vezes pelo Brasil e marcou dois gols, entre 2011 e 2016. Foi titular na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014. Também participou das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.
Ainda no futebol alemão, o volante também defendeu o Wolfsburg. Na temporada 2015-2016, ele participou da campanha histórica do clube na Champions League. O time alemão chegou até as quartas de final, quando foi superado pelo Real Madrid.
Em 2017, Luiz Gustavo foi para o futebol francês, onde atuou pelo Olympique de Marseille. Novamente em destaque, foi escolhido para a equipe do ano do Campeonato Francês da temporada 2017/2018.
Defendeu o Marseille até 2019, quando foi para o Fenerbahçe, da Turquia. Foram quase 100 partidas pelo time turco.
Do Campeonato Turco, o volante se transferiu para o Al-Nassr, da Árabia Saudita, onde atuou ao lado de Cristiano Ronaldo. Foi eleito o melhor volante da edição de 2022/2023 da competição.
Em 2024, Luiz Gustavo chegou ao São Paulo, clube que defendeu nas últimas duas temporadas. Disputou 59 jogos e marcou seis gols.

