O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), iniciou atividades voltadas a estudantes e professores do Município de São Gabriel da Cachoeira, que irão até o dia 28 de março. O município fica a 852 quilômetros de Manaus (AM), e tem a maior população indígena do Brasil.
Dentre as atividades estão desenhos, jogos, palestras e exposição de amostras de espécies de anfíbios (sapos, rãs e pererecas) e répteis (serpentes, lagartos e tartarugas), onde cientistas e bolsistas do Inpa e MCTI, compartilham conhecimento com os estudantes, professores e comunitários.
De forma lúdica e criativa, os envolvidos aprendem sobre os impactos das mudanças climáticas na biodiversidade amazônica e na sociedade em geral, além de ações climáticas que possam contribuir para a mitigação desses impactos.
Os integrantes do projeto BioClimAmazônia desenvolvem atividades de popularização da ciência em escolas municipais, estaduais e instituições federais, tanto da região urbana como da periurbana e de comunidades de São Gabriel da Cachoeira, com expectativa de atingir milhares de pessoas.
O BioClimAmazônia é um projeto coordenado pela pesquisadora Fernanda Werneck, líder do Laboratório de Ecologia e Evolução de Vertebrados (LEEVI) do Inpa, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam/Edital Biodiversa).
Segundo a pesquisadora Werneck, a iniciativa do projeto promove a troca de saberes entre a instituição científica e os conhecimentos tradicionais aumentando a percepção coletiva sobre a urgência de engajar diversos setores da sociedade em ações climáticas que visem mitigar os impactos das emergências climáticas e da crise de perda de espécies.
O Brasil é um dos países com a maior diversidade de espécies da herpetofauna do planeta, com cerca de 1.250 espécies de anfíbios e 850 de répteis conhecidas até o momento. No entanto, é também o país com maior potencial de descoberta e descrição de novas espécies de anfíbios e répteis do planeta, revelando que muito dessa diversidade ainda está em fase de descoberta, apesar das elevadas ameaças que sofrem.
“As emergências climáticas e a extinção de espécies são crises ambientais e humanitárias interligadas, cujas ações de enfrentamento são também interligadas. Portanto, trocar saberes e engajar jovens cientistas, estudantes, professores e moradores locais é essencial para uma ação coletiva de mitigação sobre os ecossistemas amazônicos e as próprias comunidades”, destacou Werneck, que é coordenadora do Programa de Coleções Científicas e Biológicas do Inpa, considerada a quinta Coleção mais importante do Brasil.
Ações na Cabeça do Cachorro
Fernanda Werneck e Felipe Zanusso atuam em oficinas com crianças|Estudantes de escolas de diferentes níveis de São Gabriel, da educação infantil ao ensino superior. Participam de atividades lúdicas, que testam e aprimoram o conhecimento psicológico e traz o assunto sobre a preservação ambiental.
Entre as instituições visitadas em São Gabriel estão o Centro Educacional infantil Turminha da Mônica, o Colégio São Gabriel, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Centro Missionário Salesiano, onde a equipe se encontrou com professores da Escola Municipal Indígena Dom Miguel Alagna. A equipe esteve ainda numa escola da comunidade Duraka, ação viabilizada pela parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel.
*Com informações do INPA