Manaus (AM) – O governador Wilson Lima confirmou, nesta sexta-feira (3), investimentos na secretaria de esportes no valor de R$ 8,4 milhões para incentivar a prática em atletas, crianças e jovens. Na ocasião, lançou os projetos “Formando Campeões” e “Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024”, com o apoio a 14 atletas pré-olímpicos. Também inaugurou a nova quadra de areia de futevôlei, na Vila Olímpica, Zona Centro-Oeste.
“A partir de hoje, o Estado está assumindo a responsabilidade de ter uma equipe para a preparação para as Olimpíadas, inclusive com bolsa de estudos. Esses atletas ficarão na Vila Olímpica recebendo treinamento e orientação para que possam ser classificados para as Olimpíadas”, disse o governador.
Leia também: Presidente da FAF lamenta a morte de Amazonino: “um dos maiores incentivadores do esporte”
Na oportunidade, Wilson Lima confirmou o pagamento dos contemplados no edital Bolsa Esporte 2022, que faz parte do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior (+Pelci).
“Iniciamos a gestão com um investimento de quase R$ 200 milhões nos últimos quatro anos. Então, esse investimento coloca o Amazonas em outro nível no esporte nacional”, disse Jorge Oliveira, o diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Redimento (Faar).
Amazonas nas Olimpíadas de Paris
Inicialmente, 14 atletas receberão incentivos do Governo para condições de treinamento e preparação para representar o Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, nas modalidades Wrestling (luta olímpica), lançamento de dados, arremesso de peso, basquete 3×3, arco e flecha e natação.
Bolsa Esporte
Wilson Lima deu início ao pagamento do edital Bolsa Esporte Estadual 2022, que contribui para formar mais atletas amazonenses no cenário nacional e internacional. Serão contemplados 89 atletas e paratletas de alto rendimento olímpico.
Formando campeões
O projeto tem o objetivo de apoiar a formação de mais de 500 jovens de diferentes zonas da capital com potencial competidor por meio da sua inclusão à prática do esporte, na modalidade de lutas marciais, auxiliando no desenvolvimento físico, psíquico e social.
+Pelci
O +Pelci passou a beneficiar 15 mil jovens e crianças em todo o Amazonas, que terão acesso aos projetos “Mais Futevôlei nos Bairros”, “Escolinhas nos Bairros” e “Campeões da Vila”.
Em apenas um ano de existência, o +Pelci se tornou o maior projeto socioesportivo do Brasil, com atendimento a 35 núcleos na capital e seis polos nos municípios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa.
Para alunos que já fazem parte dos projetos, a rematrícula começa na próxima segunda-feira (6). Para novos, a inscrição tem início no dia 13 de março.
Só no “Campeões da Vila”, serão 1,2 mil novas vagas para alunos de 8 a 17 anos, em atividades como atletismo, basquete, futsal, ginástica artística e rítmica, handebol, judô, tênis de mesa, voleibol e xadrez.
Neste ano, a novidade é que haverá vagas para as novas modalidades como natação (avançada), kart indoor e arco e flecha.