A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou a solenidade militar alusiva ao Dia do Soldado e comemorou os 22 anos do Comando de Policiamento Especializado (CPE), na noite desta terça-feira (27/08). O evento aconteceu na seda do CPE, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, aproveitou a ocasião para destacar a importância da representatividade do soldado para a instituição militar e para a sociedade, agradecendo aos policiais militares que fazem a segurança da população.
“O Dia do Soldado nos remete a homenagear todos os homens e mulheres que contribuíram para a história da Polícia Militar do Amazonas e contribui ainda hoje, com seu legado e com seus serviços para uma sociedade mais justa e mais segura. Hoje é simplesmente mais um dia para agradecer a todos esses guerreiros, que fizeram e fazem a história da Polícia Militar”, disse.
O comandante-geral enfatizou, ainda, a busca da instituição militar, no reforço das ações policiais que vêm sendo realizadas pelos policiais militares, em todo o estado.
“Nós temos buscado, com integração, Inteligência e treinamento, cada vez mais aprimorar nossas técnicas e levar o policiamento a todos os locais do estado, mesmo sabendo da complexidade da nossa logística. Mas ainda assim, em todo município ou comunidade, nós temos um policial militar para proteger a população local”, destacou.
22 anos do CPE
À frente do CPE, o coronel PM Alysson Lima, destacou o trabalho que vem sendo realizado e o treinamento que as equipes das unidades especializadas desenvolvem para dar continuidade, com êxito, as ações policiais desenvolvidas na segurança pública no estado amazonense.
“O nosso papel é proporcionar ao povo amazonense um policiamento mais pontual em determinados tipos de ocorrência, onde necessita de uma ação especializada de policiais militares prontos para resolverem o problema, como situações de crises, ocorrências com bombas ou reféns, assaltos com quadrilhas e também o combate ao narcotráfico”, explicou o comandante do CPE.
De janeiro a junho deste ano, as ações policiais executadas pelo CPE resultaram no aumento de 9% de apreensão de armas de fogo. Foram 130 armas apreendidas se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 119 armas de fogo foram retiradas de circulação.
Avanço
Subordinado ao CPE, o batalhão de Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), recebeu uma nova sede com estrutura moderna, localizada no bairro Distrito Industrial, zona leste de Manaus. A unidade foi inaugurada pelo governador Wilson Lima no dia 22 de fevereiro deste ano.
Como diferencial, a unidade conta com área de treinamento de padrão internacional para melhor preparação da tropa para incursões em ambientes urbanos hostis nas ações de combate ao crime, como atuação em becos, vielas, igarapés e imóveis em busca de suspeitos de crimes, drogas e armas ilegais.
Condecoração
Na ocasião, mais de 50 autoridades militares e civis foram agraciadas com medalhas pelos bons serviços prestados, são elas: medalha ação policial militar, medalha mérito do Comando de Policiamento Especializado e Certificado do Espírito Guerreiro Imortal, destinado aos veteranos do CPE.
Foram condecorados: policiais militares, militares das Forças Armadas, militares das Forças Auxiliares, autoridades civis e cidadãos que se destacaram no engrandecimento do CPE no cenário estadual, nacional ou internacional.