Manaus (AM)- O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (PP), irá tomar posse como novo secretário da Casa Civil do munícipio nessa sexta-feira (17). A cerimônia de posse está marcada para acontecer no auditório da prefeitura, localizado no bairro Compensa, zona Oeste da capital amazonense.
Rotta ficará no lugar de Rafael Bertazo, que estava no cargo desde que o ex-titular, Tadeu de Souza (Avante), pediu exoneração para disputar a eleição.
Leia também: Mulher de Helder Barbalho é eleita conselheira do TCE do Pará
O vice-prefeito será o terceiro nome a ocupar a pasta na gestão do chefe do executivo municipal David Almeida (Avante).
O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) já havia anunciado antes do feriado de Carnaval, ocorrido em fevereiro, que após esse período iria anunciar mudanças no seu secretariado.
A nomeação dele acontece a pouco mais de um ano das eleições municipais, mostrando todo seu alinhamento com David, que está em busca de fortalecer sua administração, por isso já se articula a fim de tecer alianças para uma possível reeleição.
Lembrando que Rotta já ficou à frente da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), de janeiro de 2021 até abril de 2022 e, agora ficará à frente da Casa Civil, onde tem a missão de comandar os secretários e participar de forma mais direta da articulação do prefeito com a Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Trajetória
O futuro chefe da Casa Civil, começou sua carreira na política como deputado estadual, onde foi eleito por quatro mandatos consecutivos (1999 – 2014).
Já em 2014, foi eleito deputado federal. No decorrer desse período, também fez parte do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon – 2011 a 2014).
E em 2016, renunciou ao mandato de deputado federal para disputar as eleições municipais como vice-prefeito de Arthur Neto. Em 2020, foi reeleito vice-prefeito de Manaus, dessa vez, ao lado do atual prefeito, David Almeida.