Manaus (AM)-O prefeito de Araucária, região metropolitana de Curitiba, Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), casou-se com uma adolescente de 16 anos. Horas depois da união, o chefe do executivo nomeou a sogra como secretária de cultura e turismo da cidade.
Apesar da idade da adolescente, o casamento não é ilegal, já que a lei federal permite união de menores de idade a partir de 16 anos, desde que seja permitido pelos pais ou responsáveis.
Leia também: Em discurso, Lula condenou a violação da integridade territorial da Ucrânia
Conforme informações divulgadas, o casamento ocorreu no dia 12 de abril, um dia após a adolescente completar 16 anos, idade mínima para que a união fosse considerada legal perante a lei.
Já a mãe da agora primeira-dama, que já exercia um cargo comissionado, teve a nomeação para o novo cargo, publicado no Diário Oficial de Araucária no dia 13, de acordo com informações do G1.
Nota
A Prefeitura de Araucária disse que a nomeação de Marilene é “ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público”.
Prefeito
Hissam concorreu pela primeira vez em 2012 e só se elegeu em 2016. Já em 2020, ele conseguiu reeleição com mais de 47 mil votos, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).