A Federação Amazonense de Futebol (FAF) divulgou em coletiva, que os troféus e as medalhas que serão dadas ao campeão e vice do estadual 2023, foram produzidas por artistas locais.
Leia Também: Lutadores de Carauari viajam três dias de barco para disputar 10° Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu em Manaus
O troféu de campeão e vice foi nomeado de Amazonino Mendes em homenagem ao ex-prefeito de Manaus que faleceu este ano. O troféu teve a assinatura da artista indígena Thaís Kokama. Confeccionado com refugos de madeiras de estaleiros e queimadas. De acordo com a FAF, a temática tem como objetivo a valorização dos povos originários.
Já as medalhas para campeão e vice terão madeira e sementes de açaí e foram confeccionadas por artesãs indígenas de duas associações. A FAF justificou que preferiu não ter os símbolos de prata ou ouro nas medalhas para não representar a mineração ilegal na Amazônia.
O anúncio da temática foi feito em coletiva de imprensa com os presidentes e capitães de Amazonas e Manauara, que disputam a final do Campeonato Amazonense.
*Com informações do Ge