Manaus (AM) – Com a presença de instituições parceiras, professores e pais de pessoas autistas, o Prefeito de Manaus, Davi Almeida, participou do encerramento da programação do mês de conscientização do autismo no Complexo Turístico Ponta Negra, localizado na Zona Oeste de Manaus, na manhã deste domingo (30).
Com sete secretarias integradas, o executivo municipal reconheceu o papel desempenhado por todas elas no mês do “Abril Azul”. Ao Vanguarda do Norte, Davi Almeida ressaltou a importância de se ter projetos como esse.
Completou ainda: “Nós começamos com o atendimento do Eamaar com 2,2 mil crianças. Agora, temos mais de 6,5 mil crianças e isso faz com que nós possamos continuar investindo. Estamos fazendo uma ação com a transversalidade da prefeitura para a conscientização da causa autista. Tenho certeza que esse trabalho tem agradado às famílias e estamos lutando para conseguir ampliar esse atendimento“, destacou o prefeito de Manaus.
Leia mais: Prefeitura de Manaus amplia parceria com faculdade para atendimento de alunos da Educação Especial
Necessidade da conscientização
Conformexplica o diretor do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (EAMAAR), Alexandre Mascarenhas, há uma necessidade da população se atualizar sobre a temática do autismo.
”É preciso trazer à tona [a conscientização] para a sociedade, para que as pessoas entendam o sentido da caminhada e mês azul. Cada vez mais crianças são diagnosticadas e hoje temos uma população bem maior do que 20 anos atrás. Então, a sociedade precisa entender como é o autismo para aprender lidar com suas peculiaridades”,
afirmou Alexandre Mascarenhas.
Igualmente, o presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Emerson Castro, disse que essas ações são oportunidades importantes para que as famílias possam interagir e aprender mais sobre o transtorno do espetro autista (TEA).
“Essa é mais uma ação realizada a pedido do prefeito David Almeida, que está proporcionando para a população a oportunidade de aprender mais sobre o autismo, além de aproveitar o momento, se divertir e destacar essa pauta tão importante na nossa sociedade”,
afirmou Castro.
O evento contou com a caminhada em alusão ao mês azul e atividades adaptadas para as crianças e adolescentes que estavam no local, como oficina de pinturas, cão terapia, circuito motor, zumba, passeio de triciclo, cama elástica, piscina de bolinha, e outras diversas atividades promovendo o bem-estar e alegria de todos.
A programação foi realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS), Fundação Manaus Esporte (FME) e as secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa), de Limpeza Urbana (Semulsp), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), do Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU) e do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (EAMAAR).