Fazer compras no supermercado é uma rotina quase unanime de todos nós. Embora pareça fácil, fazer compras no mercado não é uma tarefa muito simples. Grande parte das pessoas, ainda não tem ideia de tudo o que envolve fazer compras. As vezes deixamos de comprar algo necessário e, optamos por outros que nem precisávamos. Hoje, tentarei dar minha opinião e, algumas dicas. Lembrando que, cada um tem o seu jeito, estas dicas, são de formas gerais, um acúmulo de experiencias de erros e acertos.
Primeiro lugar, temos que fazer nossas compras de forma consciente. Isso, talvez, seja mais difícil que possa parecer…rsrsrsrs. O que é ser consciente no mercado? Bem, a começar por uma lista de compras definida ANTES de ir ao mercado. Veja em sua casa os itens que você tem e, os que estão em falta, preferencialmente, por categorias. Pois é assim, que você encontrará nos supermercados.
Essa sua lista, será sua melhor aliada e, você consegue otimizar tempo dentro do mercado, evitando passar nos corredores/sessões mais de uma vez e, ainda consegue comprar somente o que listou, evitando gastos adicionais.
Nessa lista, em gêneros alimentícios, tente fazer previamente também, um cardápio para as refeições da sua casa, que serão consumidas na semana, assim, já saberá todos os insumos necessários a montagem dos seus pratos, incluindo aí, aquele bolo gotoso, para o lanche da tarde.
Tão importante quanto seguir a lista é, saber o quanto poderá gastar. Pois, a lista também dependerá dessa informação, que normalmente, estarão os itens essenciais em primeiro lugar.
Muitas pessoas as vezes “passeiam” no mercado, para ver o que tem de bom e alguma novidade. Certamente, você comprará algo, que nem era tão necessário assim. Faça da ida ao mercado, uma coisa rotineira, que é para resolver um problema (a reposição de algum item).
Lógico que, vez ou outra, compraremos itens que não estão na nossa lista. Cabe a nós, avaliar a necessidade, vontade de consumir e, principalmente, as nossas finanças. Saber se o valor desse item a mais, normalmente, supérfluo, não fará falta em um item necessário.
Promoções: Muitos supermercados da cidade, tem seus dias de promoções especificas. Ok, isso implica em, talvez ter que ir a mais de um supermercado na semana. Mas, dependendo do quanto os itens são promocionais, acabam valendo a pena. Pois, em visitas a mais de um supermercado diferente, temos também, a “vantagem” de comparar preços dos itens.
Uma “solução” para isto, que poderá ajudar também, é segui-los nas suas redes sociais. Um lembrete é que em algumas promoções, tem sempre uma “pegadinha”. Tipo: Leve 5 e pague 4. Será, que você precisa mesmo dessas 4 unidades?
Itens de limpeza e higiene: as vezes, podem ser mais vantajosos se comprados no atacado. Combine com alguém, para dividir as quantidades e, valores, logico. Fiquem sempre atentos as datas de validade, pois de nada adianta comprar quantidades grandes e, não os usar, pois a validade venceu (principalmente para gêneros alimentícios não perecíveis).
Hoje aqui em Manaus, temos uma enorme gama de supermercados e atacadistas e, os preços dos itens mais comuns do nosso dia a dia, quase que se igualam entre um e outro. Exceto em dias de promoções.
Uma dica bem legal é a de não levar crianças às suas compras no supermercado, pois a tendencia de gastar mais e, as vezes sem poder, é bem maior. Às vezes é necessário, em razão de não ter com quem deixá-las. Mas, se puder, evite.
Outra dica bem legal, é ir com tempo ao supermercado. Nada de pressa. Assim, você poderá olhar e comparar com calma, seguir sua lista e, procurar produtos de qualidade e com bom preço.
E a fome? Quando tiver que ir ao supermercado, tente não ir com fome, do contrário, a possibilidade de pegar itens alimentícios fora da sua lista se torna maior, além de não escolher o produto em si, você escolherá pela sua vontade de comer. O que pode ser prejudicial para seu bolso / planejamento financeiro e, para sua saúde.
Tente fazer compras semanais para os gêneros alimentícios, pois normalmente a despensa e geladeiras, são menores que áreas de armários de lavanderia e banheiros. Ao opar por fazer compras semanais desses itens, você terá também, sempre alimentos fresquinhos e as possibilidades de desperdício, seroa menores. As compras de itens de limpeza e higiene pessoal, podem ser compradas uma vez ao mês, por exemplo.