Com início nesta terça-feira (22), o Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte ocupa três espaços no Centro de Manaus, exibindo 50 filmes selecionados. A programação completa pode ser conferida em https://www.festivalolhardonorte.com/festival/programacao.html
A programação do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte será realizado de 22 a 25 de agosto, tendo sua abertura oficial no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/n) e as exibições e oficinas se estendem ainda ao Teatro da Instalação (R. Frei José dos Inocentes, s/n) e Palácio da Justiça (Av. Eduardo Ribeiro, 901).
Leia também: ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’ é anunciado na Times Square
O evento contará ainda com as mostras Amazônia, Outros Nomes, Olhar Panorâmico e Olhinho. O festival também terá oficinas de formação, rodas de conversa, exibição de longas e médias metragens convidados e espaços de convivência.
Mostra online
Os filmes também podem ser vistos na mostra online pela plataforma amazonense de streaming Sonoraplay (https://app.sonoraplay.net/login).
Oficinas
A Oficina de Atuação Para Cinema será ministrada pelo ator amazonense Adanilo Reis, nos dias 22 e 23, das 8h às 12h, no Palácio da Justiça. O público-alvo são atores/atrizes iniciantes com experiência. Exige-se ter 18 anos de idade. A oficina é limitada a 25 pessoas.
Adanilo é indígena, manauara, ator, dramaturgo e diretor de cinema e teatro. Atuou em 6 longas e 4 séries, dentre eles os filmes “Marighella”, de Wagner Moura, e “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho. Como diretor, Adanilo dirigiu os curtas “Castanho”, “521 Anos | Siia Ara” e 2 espetáculos.
A roteirista Béa Góes é a responsável pela Oficina de Introdução ao Roteiro Audiovisual de Ficção. A oficina visa trazer ao aluno conhecimentos introdutórios, porém sólidos sobre narrativa de ficção: desde os conceitos aristotélicos de Mímesis até a estrutura de um serializado de ficção, o aluno sem nenhum conhecimento sobre o assunto certamente sairá da oficina com diversas elucidações sobre o assunto. O último dia da oficina será focado em como iniciar a carreira de roteirista à distância.
A oficina acontece de 22/08 a 25/08 das 10h às 12h, no Teatro da Instalação. O público-alvo: são aspirantes a roteiristas, roteiristas iniciantes, produtores e cineastas no geral, com idade mínima de 16 anos. Limite de público: 214