Decidir empreender é um passo de muita coragem, força de vontade e, também muito emocionante para qualquer pessoa. Serão dias desafiantes daí em diante na sua jornada. É muito importante, estar bem-preparado, mentalmente, fisicamente e, obviamente, financeiramente. Pois, obstáculos irão surgir e, você terá que enfrentá-los para atingir o sucesso do seu negócio.
Precisa ter suas metas bem definidas e, um plano de ação de como conseguir superar cada etapa. Pergunte-se sempre: estou no caminho certo do que planejei? É isso que quero para mim? As respostas farão você se sentir mais seguro e confiante e, ajudarão nas tomadas de decisões e demanda de esforço da sua parte.
Pesquise e estude muito. Entenda quem são o publico alvo, seus concorrentes, as vantagens competitivas que o seu negócio tem, defina quem serão seus clientes ideais. Tendo essas respostas, você conseguirá desenvolver produtos ou serviços ideais para cada um deles.
Um plano de ação de marketing, contendo estratégias de divulgação, marketing digital, publicidade impressa, mídias sociais ou outras maneiras de divulgação, serão importantes para alavancar seu negócio. Utilize as várias formas disponíveis para divulgação. Não esqueça que, mesmo dentro do plano de ação do marketing, tem que ter a parte financeira, saber quanto vai custar, qual expectativa a ser atingida, como mensurar o retorno que cada ação terá no resultado do seu negócio. Não adianta somente fazer ação de marketing e, não ter controle de gastos e o retorno que a ação trouxe. Tudo tem que estar explicito e, de forma que você entenda a análise rapidamente.
Muito oportuno, nessas ações, criar relacionamentos com as pessoas. Estando sempre disponível, solicito, tirando dúvidas e explicando sobre os produtos ou serviços. Ainda mais se, for novidades na sua cidade ou local de atuação. E, assim, fazendo com que os possíveis clientes, comecem a perceber a existência do seu negócio e, tornem-se seus clientes. Faça que as experiências com eles, sejam as melhores possíveis. Com isso em prática, eles mesmos se tornarão divulgadores, indicando você / sua empresa para outras pessoas.
Além do negócio em si, tem a vida do próprio empreendedor. Pois, se não tiver um bom controle emocional, uma “válvula de escape”, poderá colocar ao fundo o seu sonho do empreendimento. Cuide-se, empreender é para os fortes. A depender do seu segmento, você irá trabalhar em finais de semana, ou a noite, enquanto seus amigos e familiares, estão se divertindo. Às vezes, irá perder aquela festinha que tanto queria ir. É, são chamados ossos do ofício. Em algum tempo passado, eu tive uma oportunidade, onde adquiri uma empresa recém-constituída, no ramo de alimentação, com cerca de 3 meses, onde a antiga proprietária, não “aguentou o pique”, pois ela estava “perdendo” parte da vida social dela. É, são as escolhas e apostas de quem quer empreender. Obviamente, que é necessário descansar, recuperar energias e cuidar da saúde. Com bom planejamento, tudo é possível.
Ter sua própria empresa, pequenina que seja, é muito desafiador e requer muita paciência, foco, resiliência. Mas, é muito gratificante. Pois você sabe que superou diversos obstáculos e, está no caminho certo. Você certamente, transformará seu sonho e, talvez de outros em uma realidade, onde uma simples ideia virou uma pequena empresa, depois ela prosperou e, atingiu patamares talvez, nem imagináveis anteriormente. Mantenha-se firme ao seu propósito, procure estar sempre motivado, aprenda com seus erros e, não torne a repeti-los. Celebre TODAS as suas conquistas, por menores que sejam.
Fique muito atento para os momentos financeiros que serão sempre desafiantes. Se prepare com um bom controle das finanças, com acompanhamentos de recebimentos e gastos, de estoque, da rotatividade dele, da criação de serviços, das oportunidades de compra (um item bem comprado, certamente, será bem vendido). Se você não tiver condições de fazer todas as coisas, contrate alguém dentro das suas possibilidades, peça ajuda. Mesmo que de um profissional de fora, pois eles com a expertise adquirida, poderão garantir a segurança no fluxo das informações e, orientá-los para a viabilidade e, que seja saudável financeiramente. (nós fazemos isso. Entre em contato).
“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”
Ayrton Senna
Boa sorte!