Com o intuito de representar o Amazonas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecem de 8 a 21 de outubro, em Joinville (SC), a atleta amazonense e tetracampeã brasileira de eSports pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Lorena Leones, de 23 anos, carece de ajuda financeira para custear as passagens aéreas para participar da competição.
O JUBs é o maior evento desportivo da América Latina e vai contar com 21 modalidades, incluindo os esportes eletrônicos. Durante os 14 dias de competição, Joinville vai receber mais de 5 mil participantes de todas as partes do Brasil. Todas as 27 federações universitárias do país estão confirmadas no evento.
Mais conhecida como AppleDog no famoso jogo Clash Royale – desenvolvido e publicado pela Supercell – Lorena, que também é estudante de odontologia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é a única atleta amazonense da universidade que não desistiu de participar da competição em decorrência das dificuldades e falta de apoio.
“Desde o começo foi bem difícil conseguir um apoio da UEA. A UEA em si, nunca custeou de fato a minha passagem. Ela só viabilizou que algum patrocinador pudesse entrar em contato comigo, mas isso aconteceu em 2021, no qual eu e mais dois atletas de natação fomos para o JUBs. No ao passado, minha passagem foi custeada pelo LudusLab, um projeto que eu fazia parte, mas a UEA custeou passagem do time completo de handebol e de mais alguns meninos da natação. Neste ano surgiu um decreto sobre corte de gastos e dentre elas está a passagem. Eu, o time de basquete e mais alguns atletas individuais que se classificaram para o JUBs tínhamos solicitado a passagem, mas foi negado e todos os outros atletas desistiram por já estar muito em cima. Mas não desisti”, declarou.
Com o apoio da mãe, Lorena decidiu ir atrás de um patrocinador e pagou pela própria inscrição. Em entrevista ao portal Vanguarda do Norte, ela falou um pouco sobre a expectativa para a competição e como está o preparo para a conquista do próximo título.
Lorena joga Clash Royale desde que foi lançado, por volta de 2016, momento em que entrou no universo do jogo por meio de partidas com amigos da escola e depois conheceu o verdadeiro mundo do Clash, conhecendo muitos times e pessoas pelo Brasil todo.
“A minha expectativa é a melhor. O modo de jogo mudou. Antigamente era batalha normal e agora é uma batalha estratégica, então você monta a estratégia na hora. Estou muito esperançosa e acredito que sou muito boa nesse modo. Não sei como é o nível das outras participantes nesse modo, mas sei que estou muito boa e, com certeza, elas vão ter uma desafiante muito forte. Em relação a competição em si, estou mais ansiosa ainda, porque é a primeira vez que a Supercell, que é a desenvolvedora do jogo, está apoiando esse evento universitário e já é considerado um evento oficial da Supercell. Estou muito feliz e sei que vou ter muitas surpresas se conseguir chegar lá”, frisou.
Para ajudar Lorena a conquistar o pentacampeonato, quem estiver interessado em ajudar pode enviar qualquer valor para o PIX: (92) 99460-4346 ou por meio da vakinha online no link.
Sobre os JUBs
Os JUBs acontecem desde 1935 e são uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) em parceria com o Ministério do Esporte (ME).
Os JUBs têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do território nacional e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. Os campeões dos JUBs participam dos Jogos Universitários Mundiais (UNIVERSÍADE).
Clash Royale
Clash Royale é um videogame de estratégia freemium. Também conhecido como o melhor jogo manual do mundo, desenvolvido e publicado pela Supercell, empresa sediada em Helsinki, na Finlândia.