Manaus – A equipe de especialistas em combate a incêndios florestais do programa PREVFOGO do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) chegou a Manaus na segunda-feira (2) com o objetivo de atuar nos incêndios na região metropolitana e no interior do Estado. De acordo com Joel Araújo, superintendente do Ibama, inicialmente, os 20 brigadistas e 2 especialistas de nível 2 em combate a incêndios florestais, que possuem experiência internacional no combate a incêndios no Canadá, serão despachados para Autazes, um município localizado a 111 km da capital e que apresenta a maior concentração de queimadas no Amazonas.
“Autazes é a região que mais concentra incêndios florestais e queimadas para renovação de pasto. A população de lá deve se conscientizar, assim como os criadores de gado e pecuaristas de Autazes, que esses incêndios estão prejudicando a saúde da população de Manaus, inclusive podendo levar as pessoas à morte. Não são todos os pecuaristas, mas boa parte deles deve se conscientizar de que tal fumaça castiga o céu de Manaus”, alertou.
Os brigadistas foram deslocados de outras regiões que também enfrentam queimadas, como no Mato Grosso. “Provavelmente atuarão nos municípios ao redor de Manaus, onde há uma evidente maior incidência de incêndios florestais e queimadas causadas pelo uso inadequado do fogo em fazendas. A definição das áreas de atuação ficará a cargo dos coordenadores do Prevfogo, especialistas que analisarão as imagens e determinarão as condições logísticas para tomar as melhores decisões”, comentou o superintendente do Ibama.
Leia também: Em Iranduba, Corpo de Bombeiros monta força-tarefa para combater incêndio em área de mata