Os interessados em disputar uma vaga no funcionalismo público federal podem conferir os detalhes do Concurso Nacional Unificado, chamado de “Enem dos Concursos”. Os oito editais foram anunciados na quarta-feira (10), mas só foram publicados à noite, em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
Com os editais, os interessados poderão verificar informações sobre vagas, requisitos, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas. O Governo Federal publicou um edital para cada um dos oito blocos temáticos do concurso.
Ao todo, o “Enem dos Concursos” oferece 6,6 mil vagas para 21 órgãos federais. As inscrições começam no próximo dia 19 e vão até 6 de fevereiro e serão feitas exclusivamente pelo Portal Gov.br. As taxas custam R$ 60 (nível médio) e R$ 90 (nível superior).
Isenções são aplicáveis a inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do ProUni, e bolsistas ou ex-bolsistas do Fies. Cada CPF terá permissão para apenas uma inscrição.
Os links dos editais podem ser conferidos aqui:
Detalhes
Do total de vagas, 5.948 são destinadas a candidatos com formação superior (graduação), enquanto 692 são direcionadas aos que possuem nível médio. As oportunidades estão distribuídas em oito blocos temáticos, desde Infraestrutura, Exatas e Engenharia, até Gestão Governamental e Administração Pública.
Além disso, o processo propõe-se a promover diversidade e inclusão, com 20% das vagas destinadas a pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência e 30% para indígenas, nos cargos relacionados à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Para facilitar a escolha dos candidatos, o processo permite concorrer a todos os cargos dentro do mesmo bloco temático, com etapas que incluem a escolha do bloco, dos cargos, a ordenação de preferência entre os cargos e especialidades.
Provas e cronograma
A responsabilidade pela realização das provas está a cargo da Fundação Cesgranrio. Os candidatos de nível superior passarão por provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, enquanto os de nível médio, provas objetivas e redação.
O período de inscrições vai de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. A aplicação das provas acontece em 5 de maio e a divulgação final dos resultados, em 30 de julho. O início da convocação para posse e cursos de formação está programado para 5 de agosto.