MANAUS – O desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM, João de Jesus Abdala Simões, foi homenageado na manhã desta quinta-feira (13/06) pela Assembleia Legislativa (Aleam) com a “Medalha Ruy Araújo”, a mais alta comenda concedida pelo Poder Legislativo do Amazonas. O TJAM foi representado, na ocasião, pela desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo.
A Resolução Legislativa n.º 520/2012 que concedeu a honraria a João Simões, foi oriunda de Projeto de Resolução de autoria do então deputado estadual Belarmino Lins. Nesta quinta-feira, na sessão solene realizada pela Aleam para outorga da Medalha, a saudação a Simões, em nome do Parlamento, foi proferida pelo deputado estadual George Lins, que destacou a trajetória do homenageado.
João Simões nasceu em Manaus (AM), formou-se em Direito (1974) pela Universidade do Amazonas; é especialista em Direito Privado (1982), pela mesma instituição; pós-graduado em Direito Processual, pela Fundação Getúlio Vargas (1999). Exerceu a advocacia privada entre os anos de 1975 e 2004; a função de Juiz Jurista efetivo do Tribunal Regional Eleitoral por duas investiduras, entre os anos de 2000 e 2002; ingressou na magistratura através do Quinto Constitucional, no ano de 2004, representando a categoria de advogados.
No cargo de desembargador, exerceu a função de ouvidor-geral; de corregedor-geral de Justiça do Amazonas (2007/2008); de vice-presidente do TJAM (2008/2009), e, por fim, de presidente da Casa (2010/2012). De 2016 a 2018, ocupou o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, além da Presidência da Corte no biênio 2018-2020. No último mês de maio, retornou à Presidência do TRE/Am, eleito para o período de maio/2024 a janeiro /2025.
“Para mim é uma satisfação muito grande, felicidade que compartilho com toda a minha família e com meus amigos, ao receber esta homenagem, que vem da Casa do Povo, dos deputados que representam o povo do Amazonas. Minhas palavras são de gratidão, porque muitos foram os contemplados por essa Medalha, pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Amazonas, no campo da Educação, do Judiciário, da Saúde, enfim. Portanto, passar a integrar a galeria em que se encontram esses homenageados é realmente uma honra”, disse Simões, que fez um referência especial a Belarmino Lins, autor da propositura da homenagem, em 2012, cuja medalha foi agora entregue ao magistrado pelo deputado estadual George Lins, filho do ex-parlamentar, mais conhecido entre os pares como “Belão”.
A cerimônia de outorga da medalha a João Simões reuniu inúmeras autoridades, servidores do Judiciário, amigos e familiares do magistrado.
Leia mais: Cássio André Borges é o novo desembargador eleitoral do TRE/AM