A Mostra de Cinema de Ouro Preto deste ano, que tem como temática o cinema de animação brasileiro, vai homenagear o cineasta e animador Alê Abreu, cujo longa “O Menino e o Mundo” foi indicado ao Oscar da categoria em 2016.
A 19ª CineOP acontece na cidade mineira de Ouro Preto entre 19 e 24 de junho, com seis dias de programação gratuita e mais de 32 sessões de cinema.
O tema da edição deste ano é “Cinema de animação no Brasil: uma perspectiva histórica”. De acordo com uma nota do evento: “Fruto de uma coletividade ora circunstancial, ora deliberada, o cinema de animação no Brasil tem particularidades tão específicas que sua própria autoralidade será celebrada em sentido amplo.”
O evento oficial de abertura ocorre em 20 de junho, na Praça Tiradentes, por volta das 19h30. O homenageado da Mostra, Alê Abreu, receberá o Troféu Vila Rica e terá uma retrospectiva de seus trabalhos ao longo do evento.
Os três longas-metragens do cineasta serão exibidos ao longo da CineOP: “Garoto Cósmico”, de 2007; “O Menino e o Mundo”, de 2014, e “Perlimps”, de 2023. Além de diversos curtas lançados desde o início de sua carreira.
19ª CineOP
A programação audiovisual do evento conta com 153 filmes em pré-estreias e mostras temáticas. Serão 15 longas, 1 média e 122 curtas-metragens vindos de 7 países (Brasil, Angola, Argentina, Benin Colômbia, França e Portugal) e de 18 estados brasileiros (AC, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RS, SC, SP).
Os filmes serão distribuídos em oito mostras: Contemporânea, Homenagem, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha, Cine-Escola, Contemporânea TV UFOP e IC Play.
Dois cinemas foram instalados na cidade especialmente para a CineOP: o Cine-Praça, ao ar livre, na Praça Tiradentes, e o Cine-Teatro, no Centro de Convenções.
Além das sessões, a mostra também conta com debates, masterclasses, rodas de conversas, oficinas, Mostrinha, atrações musicais e várias outras atividades espalhadas pela cidade.
Saiba mais informações sobre a Mostra de Cinema de Ouro Preto aqui.