O Governo do Estado, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) e em conjunto com o Movimento Nacional dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Roraima, realizou na sexta-feira, 5, no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras) da UFRR (Universidade Federal de Roraima), a solenidade de entrega do Prêmio Selo ODS 2024 de boas práticas das iniciativas exitosas aos gestores.
Também foi realizada homenagem às instituições parceiras.
O Selo ODS, na edição de 2024, premiou cinco projetos do Estado de Roraima, sendo quatro programas sociais da Setrabes e um da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) com o projeto Horta Escolar no município de Alto Alegre.
Os programas sociais vencedores e reconhecidos nacionalmente foram: Colo de Mãe, Emprega Jovem, Minha Horta Cidadã e o Potencializando Mulheres, inseridos no planejamento de governo contidos na Agenda 2030, visando perspectivas de melhorias para a população que mais precisa.
O governador Antonio Denarium destacou que o evento foi uma oportunidade para que a população atendida pelos programas sociais premiados participassem desse momento de premiação e reconhecimento de boas práticas sustentáveis.
“O evento tem uma relevância muito significativa para que possamos apresentar os diversos projetos no cumprimento dos ODS em Roraima. Nossa gestão também criou o Roraima 2030, que é um plano com o objetivo de tornar um excelente Estado para se viver e empreender”, disse.
A titular da Setrabes, Tânia Soares, pontuou que a solenidade é uma continuidade do momento especial que reconheceu nacionalmente os projetos sociais do governo de Roraima, realizado no mês de junho em Sergipe.
“Foi um momento gratificante para Roraima estar sendo premiado nacionalmente com quatro projetos sociais de grande alcance. São programas contidos nos eixos que compõem a proposta que foi transformada em Lei a qual garante a continuidade desse trabalho nas próximas gestões como plano de desenvolvimento sustentável com foco no bem-estar”, detalhou.
SOBRE O ODS
O Movimento Nacional ODS é um grupo social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira, visando cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York.
Criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos 8 ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), estabelecidos em 2000 pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O Movimento visa facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na prática das pessoas e organizações. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.