MANAUS – Com a missão de promover o desenvolvimento profissional de gestores e educadores e otimizar o sistema de matrículas, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) realiza nos dias 14 e 15 de agosto, de 17h30 até 21h, o XIII Seminário de Educação, em conjunto com o Simpósio de Matrículas 2025.
Os eventos complementares acontecem no auditório do Centro Universitário do Norte, localizado na avenida Djalma Batista, Chapada. Presidente da entidade – que agrega 108 escolas do Estado dedicadas ao ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior –, Elaine Saldanha explica que a proposta das atividades é retomar as ações e capacitações do sindicato que apostam na qualificação e troca de experiências profissionais com especialistas de educação, marketing, direito, entre outras áreas.
Com o tema “O discurso da prática e a prática do discurso refletida nas ações escolares – para o desenvolvimento de Educadores e Gestores”, o XIII Seminário de Educação aposta em uma série de palestras voltadas ao enriquecimento da prática educativa.
“Escola é um ramo empresarial muito dinâmico e com muitas modificações e alterações. Na escola, não se pode estar preso à rotina. Faz-se necessário manter um constante aprimoramento em todas as instâncias. O conhecimento fortalece a gestão e a prática na escola”, destaca Elaine, que também é uma das mantenedoras do Grupo Literatus Educacional, responsável pela formação de mais de 40 mil profissionais ao longo de 33 anos.
De acordo com a presidente do Sinepe-AM, as duas atividades se complementam pela amplitude do que é proposto a cada dia, desde a apresentação da visão de uma estrutura pedagógica a orientações de ações gestoras para que os objetivos das escolas sejam alcançados da melhor forma. “Dessa forma, fecha a engrenagem que compõe a instituição educacional vista na representatividade da relação aluno x escola”, observa.
Temas Destaques
Voltados para gestores, coordenadores, professores e educadores, em geral, os eventos – que possuem patrocínio da plataforma Kedu (de serviços e soluções educacionais e financeiras), da startup EduMaker Brasil e da FDT Educação, bem como apoio do Grupo MBS Seguros, da DSOP (destinada a soluções de educação financeira) e da UniNorte – contam com uma série de palestras que abordam desde educação especial inclusiva e multidisciplinariedade à educação financeira e ações para otimizarem o sistema de matrículas.
Conforme a assessora pedagógica do Sinepe-AM, professora Rosimar Sini, as escolhas dos temas foram movidas pelos apontamentos rotineiros das escolas à entidade, que incluem angústias e expectativas, e também pelo que permeia a atualidade em âmbito nacional. “Trazer discussões de assuntos que impulsionam a prática das ações gestoras e docentes na escola é sempre fomentar a melhoria da qualidade do ensino ofertado, uma vez que o conhecimento abre a oportunidade para rever, corrigir e implementar novas ações”, salienta.
SEMINÁRIO QUALIFICADO
“Gestão do Dinheiro e seu Verdadeiro Propósito” (por Dorinha Medeiros, pedagoga e Mestre em Educação e Educação Financeira na Metodologia DSOP), “Educação Especial Inclusiva: Destaque ao público de Altas Habilidades e Superdotação” (por Andrezza Belota, Doutora em Estudos da Criança), “O papel da interdisciplinaridade na aplicação dos temas para trabalhar na escola” (por Ana Cecilia Marques, Neuropsicopedagoga e Mestra em Educação),
“A jornada do aluno 360º e a diversificação de produtos para alcançar resultados” (por Lucas Emanuel, publicitário, pós-graduado em Gestão Estratégica de Vendas, Negociação e Performance), “Gestão da Experiência do Cliente e Gestão de Risco com Seguros” (por Marcos Brunner, sócio-proprietário do Grupo MBS Seguros, e por Roberta Gaspar, consultora em CX & EX) e “Gestão Jurídica nas Instituições de Ensino” (por Rodrigo Melo, advogado especialista em Direito Educacional) estão na lista das palestras que serão apresentadas nos dias 14 e 15 de agosto.
Leia mais: Governador Wilson Lima anuncia reajuste na data-base de servidores da Educação
Sob o investimento que varia de R$ 50 a R$ 120, as inscrições para o seminário podem ser feitas pelo telefone (92) 99114-2865, pelo e-mail gerenciasinepe.am@gmail.com ou pelo Instagram da instituição (@sinepe.am). De acordo com Rosimar, mais que cumprir com a proposta de ser fomentador do conhecimento, o objetivo do sindicato é estimular a integração e troca de experiências.
“Essa oportunidade traz a essência da socialização, da troca de experiências e do fortalecimento da parceria entre todos os elementos envolvidos, tanto a escola quanto o coletivo. Os participantes saem de eventos como esses alimentados por novas perspectivas e a continuidade da caminhada se dá com maior ânimo e força”, enfatiza.