A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) prendeu três homens, de idades entre 26 e 38 anos, e apreendeu duas armas de fogo, munições, dinheiro, entorpecentes e veículo, em ações registradas entre terça e quarta-feira (10 e 11/09), em Manaus. As ocorrências foram registradas durante o estágio supervisionado de alunos soldados, que também resultaram na apreensão de dois adolescentes, de 13 e 17 anos.
Na manhã desta quarta-feira (11/09), por volta das 10h, os alunos soldados que estavam em patrulhamento, sob a supervisão dos PMs da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), prenderam um homem com uma arma de fogo calibre 380, um carregador, e 14 munições intactas. A ocorrência foi registrada na avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro Cidade de Deus, zona norte. O homem foi conduzido, juntamente com o material apreendido, para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Em outra ação, desta vez no bairro Centro, na zona sul, um aluno soldado, supervisionado pela equipe policial da 24ª Cicom, integrou ocorrência onde foi preso um homem, com 47 gramas de oxi, uma balança de precisão e R$65 em espécie. O suspeito e o material apreendido foram encaminhados ao 1º DIP.
Já no bairro São José 1, outros dois alunos soldados, juntamente com equipe da 9ª Cicom, efetuaram a prisão de um homem, de 38 anos, após a equipe ser acionada para atender uma ocorrência de desentendimento entre pessoas, por volta das 11h.
A ação policial resultou na apreensão de um revólver calibre 38, quatro munições intactas e R$855 em espécie. O suspeito foi conduzido, juntamente com o armamento, para o 14º DIP.
Apreensão de adolescentes
Na terça-feira (10/09), alunos soldados deram apoio à equipe policial da 17ª Cicom em uma ocorrência registrada no bairro Redenção, na zona centro-oeste. Na ocasião, dois adolescentes, de 13 e 17 anos, foram apreendidos com quatro porções de cocaína, uma de maconha e uma balança de precisão, na rua F. Uma motocicleta com restrição de roubo também foi recuperada.
Os adolescentes e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Especializada em Atos Infracionais (DEAAI).
Reforço no policiamento
No início da semana, o governador Wilson Lima apresentou à população mil alunos soldados que iniciaram, na manhã de terça-feira (10/09), estágio supervisionado nas zonas de Manaus, que é mais uma etapa do curso de formação. Nesta fase, os futuros soldados serão supervisionados por oficiais ou praças mais antigos, para pôr em prática as técnicas de abordagem, patrulhamento ostensivo e atendimento ao público, com foco na preservação da ordem e na ampliação da segurança pública.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.