O conselheiro Brito Bezerra é o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR). Ele foi empossado, na manhã desta quinta-feira (9), no Fórum Advogado Sobral Pinto, como presidente da Corte no biênio 2025-2026.
O novo presidente destacou a gestão terá como foco principal a concomitância e o trabalho para que os recursos públicos cheguem de verdade ao contribuinte.
“O nosso foco principal é concomitância. Trabalhar para que os recursos públicos cheguem de verdade ao contribuinte”, declarou Brito Bezerra, o qual também prometeu investimentos em qualificação de servidores e Inteligência Artificial para possibilitar esse acompanhamento, com agilidade.
O novo presidente também prometeu ampliar a atenção do tribunal aos órgãos públicos do interior, onde comumente existe déficit de recursos públicos e de fiscalização. “Vamos observar em conjunto com os gestores as melhores possibilidades e que as melhores políticas públicas atinjam de verdade aqueles que mais precisam, sobretudo, no interior do Estado”, destacou.
Leia mais: Eleita nova composição do TCERR para biênio 2025-2026
Durante a cerimônia, foram empossados o conselheiro Bismarck Dias de Azevedo, no cargo de vice-presidente; a conselheira Simone Souza será presidente da Escola de Contas; o conselheiro Célio Rodrigues Wanderley, no cargo de Corregedor; o conselheiro Manoel Dantas, Ouvidor; e a conselheira Cilene Salomão, presidente da 2ª Câmara.
Além de seis conselheiros, também prestigiaram a cerimônia de posse: o governador Antonio Denarium (Progressistas), desembargadores estaduais como Almiro Padilha, o procurador-geral do Ministério Público de Roraima (MPRR), Fábio Stica, o subdefensor público-geral Natanael de Lima Ferreira, parlamentares federais como o senador Dr. Hiran (Progressistas-RR) e o deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), deputados estaduais como o terceiro-secretário da Assembleia Legislativa de Roraima, Rárison Barbosa (PMB), além de prefeitos como Arthur Henrique (MDB), de Boa Vista, e vereadores como Jeu Nunes (PDT), também da capital.
O deputado Rarison Barbosa (PMB), representando o Poder Legislativo, destacou que os Poderes somam forças para dar transparência à população do Estado, mostrando a aplicação do dinheiro público advindo dos pagadores de impostos que saem de casa todos os dias para trabalhar e contribuem com os municípios.
“O TCE-RR é um órgão importante na fiscalização das contas do Estado, principalmente para a população saber para onde está indo o dinheiro público, e a Assembleia Legislativa é parceira do tribunal com a prestação de contas à sociedade”, disse o parlamentar.
Além de autoridades dos três poderes, estiveram presentes o conselheiro Reginaldo Parnow, representando o TCE-AP e o Instituto Rui Barbosa (IRB), e o conselheiro do TCE-RN, Gilberto Jales, que esteve representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).