Após um período de turbulência, com seis jogos sem vencer, a Ferroviária conseguiu, na noite desta sexta-feira, sua segunda vitória seguida na Série B ao fazer 2 a 1 sobre o Amazonas, rival direto na briga contra a zona de rebaixamento. A partida aconteceu na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).
A AFE saiu na frente com Carlão, aos dez minutos de jogo. O Aurinegro empatou no começo da segunda etapa, com Henrique Almeida. Thayllon, aos 40, recolocou a equipe da casa à frente no marcador e fez o gol derradeiro do jogo.
O resultado afastou a Locomotiva do Z-4, para o Aurinegro, porém, o primeiro revés após quatro rodadas significou um freio na reação da equipe do técnico Márcio Zanardi e a manutenção na lanterna da competição.
A Ferroviária viveu um longo período sem vencer na Fonte Luminosa. A última vitória tinha acontecido no dia 2 de maio, quando bateu o Coritiba por 2 a 1. Desde então, o time até conseguiu triunfar como mandante, mas em Novo Horizonte (SP), enquanto o gramado da Fonte era trocado. Foram pouco mais de três meses até fazer as pazes com a vitória diante de seu torcedor em Araraquara.
Classificação
Na classificação, a Locomotiva pulou para a 12ª posição, agora com 26 pontos, a cinco de distância do Z-4 e a sete de alcançar o G-4. Já o Amazonas permaneceu na lanterna, com 20 pontos.
1º Tempo
A Ferroviária começou em um bom ritmo, manteve a posse de bola e não demorou a abrir o placar. Aos dez minutos, Lucas Rodrigues foi à linha de fundo e cruzou da direita para Carlão cabecear no canto de Pedro e marcar o primeiro gol afeano no jogo.
O Amazonas melhorou ao longo da etapa, finalizou mais (sete contra cinco) e até conseguiu mandar uma bola no travessão de Dênis Júnior, em cobrança de falta do atacante Luan Silva, já nos acréscimos.
2º Tempo
A entrada do meia Rafael Tavares para acrescentar mais criação ao Amazonas surtiu efeito assim que a bola rolou na etapa final. Logo no primeiro ataque, o camisa 10 acionou Henrique Almeida, que ganhou de Medina e chutou sem chances de defesa a Dênis Júnior.
Com o empate, o duelo ficou equilibrado, mas a Ferroviária, mesmo sem a intensidade do primeiro tempo, criou as melhores oportunidades. Carlão, Thiago Lopes e Fabrício Daniel perderam ótimas chances. Na reta final, o técnico Vinicius Bergantin apostou no fôlego de Thayllon, mas foi vaiado por sacar Carlão e Fabrício. As críticas cederam lugar à euforia nas arquibancadas aos 40 minutos, quando Lucas Rodrigues cruzou e Thayllon se antecipou à zaga e fez o gol da vitória afeana sobre o Amazonas.
Agenda
O Amazonas volta a jogar na próxima sexta-feira, quando recebe o América-MG, às 20h, no Carlos Zamith, em Manaus (AM). A Ferroviária viaja até Goiânia para enfrentar o Atlético-GO, no dia 17, domingo, às 18h30, no Antônio Accioly.