O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira (25) novas tarifas, que irão impactar parceiros comerciais do país. Uma taxa de 100% sobre produtos farmacêuticos, além de tarifas sobre caminhões pesados e alguns tipos de móveis passarão a valer em 1º de outubro.
Em uma das suas postagens na rede social Truth Social, Trump informou que aplicará uma tarifa de 100% sobre importações de produtos farmacêuticos de marca ou patenteados. Segundo ele, a taxa será aplicada, a menos que a empresa farmacêutica esteja construindo uma fábrica nos EUA.
Veja as novas tarifas que passarão a valer no próximo mês.
Produtos farmacêuticos
Os Estados Unidos vão impor uma tarifa de 100% sobre a importações de produtos farmacêuticos, de marca ou patenteados, com exceção de empresas farmacêuticas que estejam construindo uma fábrica nos EUA.
“Não haverá, portanto, nenhuma tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”, informou Trump no Truth Social.
O anúncio da taxa, que passará a valer a partir de 1º de outubro, impactou as ações do setor farmacêutico ao redor do mundo.
Caminhões pesados
Trump também anunciou que irá tarifar em 25% as importações de todos os caminhões pesados.
Segundo ele, os fabricantes nos EUA destes caminhões sofrem uma concorrência externa desleal.
Armário de cozinha, móveis de banheiro e estofados
Os EUA também irão aplicar uma tarifa de 50% sobre as importações de todos os armários de cozinha, móveis de banheiro e produtos associados a partir de 1º de outubro, segundo Trump. Além disso, os móveis estofados irão sofrer uma tarifa de 30%.
Segundo o republicano, o objetivo é proteger o processo de fabricação dos Estados Unidos, pois há uma “’inundação’ em larga escala desses produtos”.