O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou nesta sexta-feira (28/11), no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, a cerimônia de entrega da Medalha “Ordem do Mérito Judiciário do Estado do Amazonas” aos agraciados deste ano.
Ao todo, 67 pessoas foram destacadas por sua atuação nas atividades relacionadas ao sistema de justiça. Os nomes dos homenageados foram divulgados pelo Conselho da Ordem do Mérito Judiciário, para os três graus de outorga: “Grande Mérito”, com 13 homenageados; “Mérito Especial”, com 16 agraciados; e “Mérito”, com 38 homenageados.
Entre os momentos mais emocionantes da cerimônia estão as homenagens feitas aos servidores mais antigos do Tribunal, que receberam a medalha do Mérito, e a todas as mulheres, representadas pela senhora Therezinha de Jesus Santos, servidora aposentada do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que foi saudada pelas desembargadoras Maria das Graças Figueiredo e Vânia Marques Marinho.
O presidente do TJAM e do Conselho da Medalha do Mérito Judiciário, desembargador Jomar Fernandes, conduziu a sessão solene de entrega da medalha, a mais elevada distinção honorífica do TJAM concedida há mais de 40 anos, instituída pela resolução n.º 49/1982.


Manifestações
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza Silva, falou em nome de todos os agraciados com a comenda. Ele mencionou que o estado possui dimensões continentais, destacando que a presença do Judiciário nos municípios traz à população o sentimento básico de pertencimento e igualdade. Ele agradeceu a cooperação com o governo do Estado para ampliar direitos e encurtar distâncias.
Em entrevista um pouco antes do evento, o vice-governador disse que, tendo atuado já por 25 anos como operador do Direito, ficou honrado com a homenagem. “Todos os homenageados têm o mesmo propósito, que é servir as pessoas: os magistrados e servidores da Justiça, operadores do Direito, ministros, parlamentares. Receber essa honraria, é um incentivo a mais para continuarmos nossa caminhada”, disse o vice-governador.
Entrega das Medalhas

A cerimônia começou com a entrega da medalha aos agraciados no grau “Grande Mérito”: Gladson de Lima Cameli, governador do Estado do Acre; Tadeu de Souza Silva, vice-governador do Estado do Amazonas; deputado estadual João Luiz Almeida Silva; desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão; Carlos Frederico Santos, subprocurador-geral da República; Ana Borges Coelho Santos, subprocuradora-geral da República; Silvana Nobre de Lima Cabral, corregedora-geral do Ministério Público do Estado do Amazonas; Heloysa Simonetti Teixeira, procuradora do Estado do Amazonas, representada pela filha Renata Simonetti; desembargador Nilson Castelo Branco, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; Sammy Barbosa Lopes, procurador de Justiça do Acre; Frank Benzecry, presidente do grupo CIEX; Gideon de Oliveira Basílio, diretor-geral do Hospital Adventista de Manaus.
No grau “Mérito Especial” os homenageados foram: coronel QOBM Francisco Ferreira Máximo Filho, secretário de Estado da Defesa Civil; coronel QOPM Fabiano Machado Bó, secretário de Estado da Casa Militar; coronel QOPM Audiney Oliveira Ferreira Pinto, secretário de Estado Executivo da Casa Militar; Manoel Jesus Pinheiro Coelho, médico mastologista; Igor Caminha Jorge, juiz auxiliar da Vice-Presidência; Lizandro Garcia Gomes Filho, juiz coordenador-geral da Corregedoria Nacional de Justiça; Yuri Caminha Jorge, juiz-corregedor auxiliar; David Gomes David, presidente da Anoreg/AM; Taís Batista Fernandes, presidente da Arpen/AM; Renato Frota Magalhães Júnior, vice-prefeito de Manaus; Gilmar de Oliveira Nascimento, vereador de Manaus; Maria de Lourdes Lobo da Costa, defensora pública aposentada, representada pela neta Manoela Breval; Darlan Benevides de Queiroz, promotor de Justiça do Ministério Público do Amazonas; Carlos José Alves de Araújo, promotor de Justiça do Ministério Público do Amazonas; professora Gláucia Maria Araújo Ribeiro, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da UEA, representada pelo filho Pedro de Araújo Ribeiro.
Servidores mais antigos

No grau “Mérito”, foram agraciados 38 servidores, dentre os quais os mais antigos por tempo de serviço no TJAM: Edna Mouzinho Barreto, escrivã da 3.ª Vara Cível da Capital, representada pelo filho Paulo Roberto; Ocian Virgílio da Silva, escrivão da 4.ª Vara Cível da Capital; Adilson José da Silva Oliveira, escrivão da 7.ª Vara Cível da Capital; Raimundo Hélio Marques de Souza, escrivão da Vara Única da Comarca de Tapauá; Elcy Alves Mendonça, escrivã da Casa da Justiça e Cidadania; José de Anchieta Lopes Lins, analista judiciário; Flávia de Jesus Azedo, escrevente juramentada; Maria Eneida Lopes Cunha e Silva, analista judiciária; Inês Augusta Pereira dos Reis, assessora especial; Leonize Maria de Abreu Feitoza, analista judiciária, representada por Marinalva Oliveira.
A seguir, os demais homenageados no grau ‘Mérito” foram: Cynthia Rocha Mendonça, assessora jurídica de juiz auxiliar da Vice-Presidência; Dalton Pedrosa Dos Santos, da Direção e Assessoramento Superior da Presidência; Izauriana Monteiro da Conceição, assessora jurídica; Camila da Silva Freitas, analista judiciária; Antônio Barros de Carvalho Júnior, analista judiciário; Andressa Kerolainy Oliveira e Silva, assessora de Cerimonial; Silvino Martins da Silva Neto, chefe de gabinete; Thaís Laura de Jesus da Silva Brandão, assessora judicial; tenente QOAPM José Cláudio Cândido de Almeida; tenente QOAPM Geziel da Silva do Vale; 2.º sargento QPPM Flávio Silva Ramos; Therezinha de Jesus Santos, servidora aposentada do INSS; André de Azevedo Machado, chefe de gabinete do corregedor nacional; Luís Felipe de Araújo Flôr, secretário-geral da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas; Maria Tereza Botinelly Martins Ribeiro, chefe de gabinete da Corregedoria; Vera Helena Campbell Marques, servidora da Justiça Federal; Renata Simonetti Teixeira, assessora jurídica; Jade Calda Tolentino, assessora de gabinete; Fernando Almeida Mota, servidor do TJAM; Marcos Felipe Pena da Silva e Silva, servidor do TJAM; Adelina da Cunha Parente Bisneta, ex-diretora geral do MPAM, e Laura Maria Mitouso de Araújo Litaiff, servidora do TJAM.
Também foram entregues medalhas aos representantes das servidoras homenageadas: Suzanne Okada Araújo Figliuolo, chefe de gabinete da Vice-Presidência e Joyce da Costa Noronha, chefe de gabinete, e Anna Victória de Freitas Sobreira, assessora do corregedor-geral de Justiça, por seus representantes. Os homenageados que não puderam comparecer deverão receber a medalha em outra oportunidade.

Agradecimentos
Homenageado na categoria “Grande Mérito”, o desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), destacou a união entre o Amazonas e seu estado, a importância do TJAM e o atendimento à população. “Recebo esta homenagem com um sentimento de dever cumprido. Essa medalha é para o Tribunal de Justiça do Maranhão, o qual hoje estou representando. Todos temos uma paixão, um carinho muito especial pelo povo amazônida”, afirmou.
O magistrado destacou que considera um dever os tribunais estarem unidos por um Judiciário forte e mais próximo das comunidades e comentou sobre a Amazônia. “O Maranhão é Amazônia, a maior parte do nosso estado pertence à Região Norte. Nossa história se confunde com a do Amazonas, no atendimento do nosso povo carente, que precisa ser olhado com maior atenção. E é isso que o Tribunal de Justiça do Amazonas também tem feito”, comentou o magistrado.
A presidente da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen/AM), Taís Batista Fernandes, agradeceu a homenagem e destacou o trabalho desenvolvido pela entidade. “É muito gratificante na data de hoje receber esta medalha concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas à Associação de Registradores do Estado do Amazonas, que tem realizado um trabalho hercúleo junto à documentação da sociedade amazonense, garantindo direitos, preservando vidas, porque uma pessoa sem documento não tem acesso aos serviços públicos indispensáveis”, declarou Taís, destacando o trabalho do corregedor-geral de Justiça, desembargador José Hamilton Saraiva, que tem conduzido os diretrizes do extrajudicial.
O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM), David Gomes David, manifestou sua alegria em ser agraciado com a honraria. “Esta é uma homenagem que recebo em nome de todos os tabeliães e colegas da minha equipa da Anoreg. Temos uma parceria de anos com o Tribunal de Justiça do Amazonas, com ações fundamentais para o cidadão”, afirmou David Gomes David.
O vice-prefeito de Manaus, Renato Frota Magalhães Júnior, agradeceu a homenagem. “Recebo com muita humildade essa honraria que representa muito mais do que uma medalha, pois aumenta a nossa responsabilidade em não somente dar retorno relevante à nossa cidade e ao nosso estado, mas também em dar suporte e apoio ao Judiciário, que mantém a ordem do nosso estado e do nosso município”, afirmou, destacando que os desafios todos os dias são intensos na cidade, especialmente nos bairros de Manaus, neste período de inverno amazônico.

Autoridades
Além do presidente da Corte, desembargador Jomar Fernandes, compuseram a mesa de honra da sessão solene os desembargadores Airton Gentil, vice-presidente do TJAM; José Hamilton Saraiva dos Santos, corregedor-geral de Justiça do Amazonas; Maria das Graças Figueiredo; Socorro Guedes; Cláudio Roessing; Carla Reis (presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas); Jorge Lins; Vânia Marques Marinho; Onilza Gerth; Henrique Veiga Lima; Lia Maria Guedes de Freitas; e Cezar Bandiera, bem como os juízes convocados Ana Maria Diogenes e Gildo Alves de Carvalho Filho.
Também participaram da composição da mesa a corregedora-geral do Ministério Público Silvana Nobre Cabral; o vice-governador Tadeu de Souza Silva; o deputado estadual João Almeida da Silva; o governador do Acre, Gladson de Lima Cameli; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Lizandro Gomes Filho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Amazonas, Jean Cleuter Simões Mendonça; o defensor público-geral do Amazonas, Rafael Barbosa; o vice-prefeito de Manaus, Renato Frota Magalhães; e a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Yara Lins.

