Um menino de 13 anos morreu após cair em um açude de Matos Costa, município do Meio-Oeste catarinense, no fim da tarde de domingo (13). O adolescente andava a cavalo quando caiu do animal ao tentar entrar no açude e acabou submergindo na água.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o açude onde ocorreu o acidente fica próximo da SC-135. Os socorristas foram acionados por volta das 18h30 para atender a vítima do afogamento. No local, os familiares contaram que o menino havia caído na água e ficado submerso por cerca de três minutos, até que algum dos parentes conseguiu retirá-lo da água.
A Polícia Militar também foi chamada para registrar a ocorrência. Uma testemunha informou à guarnição que o menino andava a cavalo quando tentou atravessar o açude. O animal teria se assustado e feito com que o adolescente caísse na água. Como não sabia nadar, a testemunha não conseguiu salvar o menino.
O adolescente foi resgatado em grau 6 de afogamento, o mais grave dos níveis. Ele foi levado à unidade de saúde mais próxima e, durante o trajeto, sofreu uma parada cardiorrespiratória. A equipe de bombeiros e os médicos plantonistas trabalharam por cerca de 45 minutos, mas não conseguiram reanimar o menino, que não resistiu ao afogamento e morreu na unidade.