“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” fez história no Emmy 2024, realizado neste domingo (15). Além de quebrar o recorde de série mais premiada em uma única edição, o drama ambientado no período feudal japonês tornou-se a primeira produção não falada em inglês a conquistar o prêmio de Melhor Série Dramática.
A série disponível no Disney+, que conta apenas com uma temporada, levou ao todo 18 prêmios, sendo quatro das principais categorias e 14 das indicações técnicas. Nunca antes na história uma produção havia conquistado tantas estatuetas em apenas um ano.
Leia mais: Emmy 2024: confira a lista completa de vencedores da premiação
Anna Sawai entra para história do Emmy
A atriz japonesa Anna Sawai, 32, protagonista da série “Xógum”, se tornou a primeira mulher asiática da história a vencer o prêmio de Melhor Atriz em Série Dramática no Emmy Awards 2024. Nos outros anos, a atriz Sandra Oh, 53, chegou perto do feito, ao ser indicada quatro vezes para a mesma categoria — sem nunca ter conseguido a vitória.
Assim como Anna, o protagonista Hiroyuki Sanada também levou a categoria de Melhor Ator em Série Dramática. Mesmo sendo o primeiro japonês a levar o prêmio, outro ator asiático já havia se consagrado. Em 2022, o sul-coreano Lee Jung-jae se tonou o primeiro homem asiático a vencer a categoria, por seu trabalho em “Round 6”.
Baseada no romance de James Clavell, a série é ambientada no Japão em 1600, durante a era das grandes explorações marítimas e das expansões territoriais.
A trama acompanha Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada, de “O Último Samurai”), que enfrenta uma luta pela sobrevivência enquanto seus adversários no Conselho de Regentes formam alianças contra ele.