Manaus (AM) – Com o tema ‘Mercado Imobiliário em Perspectiva: Tendências e Expectativas’ para 2023, Manaus, município que está no coração da floresta amazônica, recebeu, nesta quarta-feira(8), no Teatro Manauara, no Manauara Shopping, empresas e profissionais das áreas de arquitetura, engenharia, construtoras, incorporadoras, e demais segmentos para o 1º Fórum do Mercado Imobiliário Amazônico de 2023.
Logo na abertura do evento, o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, destacou o avanço sustentável e a necessidade de posicionar Manaus em lugar de destaque mundial. A expectativa é que em 2035 a capital amazonense seja a 16ª cidade para melhor investir.
Carlos Valente lembrou no 1º Fórum do Mercado Imobiliário Amazônico, que “Marcus Nobel [presidente e diretor-executivo da United Earth] esteve em Manaus lançando a primeira edição do prêmio Nobel ambiental, o Nobel Verde. E este, daqui dois anos vai ter a mesma grandeza que os demais”, pontuou ele relembrando o Prêmio Nobel da Amazônia, lançamento da escultura aconteceu no complexo turístico Ponta Negra, onde a obra será instalada.
Dados já divulgados pelo Urban System, na revista Exame, apontam que Manaus é a quarta melhor cidade para se fazer negócios imobiliários entre as 100 analisadas, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
O destaque também se deu ao fato de Manaus estar na 10ª posição para fazer negócios no setor de serviços e em 3º lugar entre as melhores cidades para se fazer negócios, atrás apenas da capital paulista e Barueri, também em São Paulo.
Recorde
Tendo em vista que a capital amazonense obteve recorde de vendas de R$ 1,5 bilhões em 2022, comprovando ser um lugar de bom investimento para o mercado imobiliário, arquitetos, investidores e engenheiros estão interessados em terras na área. A venda de lotes para a construção de condomínios de luxo é um dos fortes indicadores para saldo positivo.
Homenageadas
Devido o evento ter ocorrido no dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, houve um momento de destaque para as mulheres presentes no evento serem homenageadas.
O diretor do Quintas de São José do Rio Negro, João Batista Pi, entregou flores e declarou o reconhecimento pela classe feminina, em especial engenheiras, arquitetas e investidoras imobiliárias.
Leia também: Mercado Imobiliário do Amazonas fecha com número recorde em 2022
O evento contou, ainda, com a presença de nomes importantes no ramo de planejamento urbano para discutir o setor de serviços em Manaus. E também, advogados, médicos, investidores, imobiliárias e corretores de imóveis, além de acadêmicos de cursos de Engenharia, Arquitetura, Design, Administração, Direito. Na ocasião, os estudantes puderam tirar diversas dúvidas com os especialistas.
Além dos fortes nomes do mercado, o fórum recebeu estudantes de engenharia, arquitetura e de outras áreas de planejamento urbano para tirarem suas dúvidas com os especialistas. Os palestrantes ficaram à disposição de responderem os questionamentos de universitários e profissionais do ramo.
O evento ‘Mercado Imobiliário em Perspectiva: Tendências e Expectativas para 2023’ contou também com a presença de um dos arquitetos mais respeitados do Brasil e do mundo, Benedito Abbud.
Do consultor Guilherme Werner, sócio da Brain Inteligência – empresa especializada em pesquisa de mercado. Ele atuou em estudos de mercado imobiliário em 25 estados brasileiros. E do sócio fundador da Life Capital Partners, Christian de Almeida Solon de Mello.