Nesta segunda-feira (17/2) o deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) participou da 1ª reunião da Diretoria Executiva do ano da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que aconteceu em Brasília. Na ocasião, o deputado que é tesoureiro da entidade, parabenizou a nova presidente, deputada Jucélia Oliveira Freitas, conhecia como Tia Ju (Republicanos-RJ), pelo comando dos trabalhos e defendeu a criação de novas comissões no seio da Unale que fortaleçam a Casa Legislativa do Amazonas.
Na reunião foi deliberado o observatório da Unale e a criação do Unale Previ, uma forma de cooperar e organizar a vida previdenciária dos deputados, não gerando custos para a União e nem para os estados. “Esse é um meio de organizar a esfera previdenciária dos deputados, já existem casas que fazem isso, como por exemplo, a Assembleia da Bahia. Mas as demais casas não possuem uma maneira de ajudar as questões de aposentadoria dos deputados, que como trabalhadores, precisam tratar da parte previdenciária”, destacou o deputado Adjuto Afonso.
A ocasião também foi marcada pela proposição da criação de novas Comissões como a de Relações Internacionais da Unale, que foi firmemente apoiada pelo deputado Adjuto, que segundo ele, seria uma maneira estratégica para tratar sobre a segurança nas fronteiras do Amazonas.
A Unale é a entidade que representa 1.059 deputados estaduais no Brasil, sendo uma voz forte e representativa no Congresso Nacional. A entidade segue como um importante instrumento para a integração dos legisladores estaduais, promovendo debates e soluções que impactam diretamente a vida da população brasileira. A posse da nova diretoria reafirma o compromisso da entidade com a democracia e o fortalecimento das instituições legislativas.
A próxima reunião da diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais foi marcada para o próximo dia 17 de março, em João Pessoa, na Paraíba.