Manaus – Com a Páscoa se aproximando empreendedoras, que atuam na produção de doces com chocolate, usam da criatividade e intensificam a fabricação de ovos artesanais, para garantir o aumento na renda durante a celebração da data, que este ano acontece no dia 9 de abril. Para isso, apostam na inovação e garantir que atenda o desejo dos clientes mais exigentes, pois a expectativa é que diante dos preços exorbitantes de ovos industriais, os consumidores tenham alternativas e opções de qualidades, sabor e preço nos produtos artesanais.
Prezando sempre pela qualidade nos produtos, mulheres empreendedoras se capacitam não só para produzir o ovo artesanal, mas também para proporcionar ao consumidor o prazer em degustar o chocolate com um sabor diferente, como a empresária, Lídia Mota, proprietária da Mercearia do Chocolate. Lídia revelou que começou a investir nesse segmento para garantir essa renda extra somando a paixão pelo chocolate. E frisou que o lucro é melhor, uma vez que as vendas crescem nesta época do ano.
Há mais de 8 anos trabalhando com chocolate, Lídia conta que o produto não é sua principal fonte de renda, entretanto, a empresária buscou cursos no exterior para aprimorar sua atividade neste ramo. Inclusive, visitou fábricas de chocolate da Europa, para conhecer mais de sabores.
“Eu trabalho com chocolate há mais de 8 anos, sempre tive vontade de produzir meu próprio chocolate. Quando viajei para a Europa pude conhecer as maiores fábricas, entre elas a Callebaut. E depois conheci as plantações, como extrair o cacau, e como são produzidos desde a colheita até o processo final, consegui entender as diferenças. Ainda assim, a minha fonte de renda principal não é o chocolate, uma vez que atuo na área de eventos, na empresa Rota dos Chefes, que é ligada aos maiores eventos gastronômicos da cidade”, revelou.
Lídia explicou que, normalmente, a Mercearia do Chocolate – sua empresa – confecciona as embalagens para presentes ligadas ao produto, além das vendas de docinhos variados.
Porém, na época de Páscoa e Natal, a sua empresa consegue intensificar a produção e aposta na confecção de ovos artesanais, e diversos doces que fazem sucesso nesse período, buscando sempre atender a todos os clientes.
“Além do chocolate, produzimos qualquer item relacionado como bolo de cenoura com chocolate. E tem muitos clientes que encomendam também o pão de mel, entre outros produtos que sempre entram na moda. Tem aquelas pessoas que são intolerantes e não consomem chocolate, para essas pessoas a opção é por conta de produtos que não contenha 100% chocolate. Ainda assim, na cafeteria o que mais comercializamos é o chocolate quente. O diferencial nosso é que utilizamos chocolate puro sem adição de amido ou qualquer outro item que possa deixar mais cremoso, mas que no final pode provocar alguma intolerância, por exemplo”, revelou.
Além do IG no Instagram, a loja de Lídia possui um ponto comercial – Mercearia do Chocolate – situado no Largo de São Sebastião. A loja funciona de 15h às 21h de terça a domingo, dentro da casa das Artes. Lídia informou que a empresa não trabalha com entregas delivery, devido ao risco de derreter o chocolate, assim como quebrar durante o percurso, no entanto, o cliente pode fazer a encomendo e realizar a retirada no local.
Divulgação nas redes sociais
Diante da força de divulgação que tem as redes sociais as empresas que atuam no ramo de chocolate exploram as plataformas para mostrar os seus produtos ao público. Investindo em uma boa identidade visual, atualizado com as tendências da internet, a venda dos produtos aumentam ainda mais. A proprietária do ‘Brigadeiramos’, Lívia explica que a divulgação no Instagram é a principal forma de garantir o sucesso de vendas dos seus doces.
“A Brigadeiramos é bem ativa nas redes sociais, eu mesma cuido de toda essa parte das mídias. E conseguimos atrair bastante cliente por meio do Instagram, principalmente! A produção de Páscoa começa bem antes. Começamos com o planejamento e o ajuste da nossa produção para que tudo ocorra bem na semana de Páscoa, principalmente para atender aqueles clientes que deixam para última hora, cerca de 70%”, confidencia Lívia, que contou ainda, que eventos corporativos alavancam as vendas.
A empresária aposta na variedade de produtos em seu cardápio para satisfazer aos clientes mais exigentes. Além da própria campanha para o período de Páscoa. Diante de seus conhecimentos e experiências, a administradora conta que ela e sua sócia, a contadora, Kainara Cristina, aproveitam todas as datas comemorativas para criar produtos diferenciados e assim atender os variados gostos dos consumidores.
“Nosso foco está além dos ovos, temos outros produtos como trufas, Tuboladas e nosso cardápio de doces é bastante diversificado e disponível em todo período”.
Quando o cliente entra na loja ele está ali com o objetivo de comprar, então os itens disponíveis geram oportunidade de venda, segundo a empreendedora.
Além disso, toda data é uma oportunidade excelente para vender, mas o dia das mães, dia da mulher, dia dos pais, natal, dia dos namorados, são datas em que aumentam o fluxo de vendas. “Eu sou formada em administração e a minha sócia é formada em contabilidade, então tudo o que sabemos colocamos em prática no nosso dia a dia, e assim nos tornamos referência em Manaus”, disse.
A Brigadeiramos atende pelo WhatsApp, além disso os clientes podem ter acesso ao cardápio nas redes sociais com o @brigadeiramos, e as lojas físicas em dois endereços: avenida Theomário Pinto – 1250/ rua Rio Mar -1220. A loja também faz entregas pela plataforma ifood e no delivery próprio da loja.