Manaus (AM) – “A Baleia” (The Whale) é um filme dramático que estreiou em 23 de fevereiro de 2023 nos cinemas. Dirigido por Darren Aronofsky, o longa-metragem é baseado na peça de teatro homônima escrita por Samuel D. Hunter.
Marca o retorno de Brendan Fraser aos holofotes de Hollywood, anos após uma tragédia pessoal, onde o ator foi assediado sexualmente pelo jornalista Philip Berk, na época presidente da organização HFPA (a organização responsável pelo Globo de Ouro). Por causa disso, Fraser permaneceu afastado e em silêncio por 15 anos.
Durante o tempo em que tentou lidar com o problema, Brendan Fraser chegou a perder alguns testes importantes como um para o papel de “Superman”, mas felizmente as portas não tinham se fechado totalmente.
Em 2018, Fraser retornou às telas com Saia série “Trust”, num papel dramático. Desde então, ele tem trabalhado em filmes e séries e vinha, aos poucos, retomando a carreira que um dia foi tão promissora.
Em 2019, esteve no elenco de “Patrulha do Destino” da DC, interpretando o Homem-Robô. Em 2022, também estava no filme “Batgirl”, que foi cancelado.
Com “A Baleia”, Fraser levou a estatueta de Melhor Ator. O filme também venceu na categoria de Cabelo e Maquiagem.
Leia também: Confira os grandes vencedores do Oscar 2023
Enredo
A história é centrada em Charlie (interpretado por Brendan Fraser), um homem obeso que vive isolado em sua casa, na pequena cidade de Idaho, nos Estados Unidos.
Ele passa a maior parte do tempo assistindo a documentários sobre baleias (Moby Dick), seu animal favorito.
Charlie é professor e tenta se reconectar com sua filha, Ellie (interpretada por Hong Chau), uma ex-aluna que agora está grávida.
A trama do filme gira em torno da relação conturbada entre pai e filha, e da tentativa de Charlie de se redimir pelos erros do passado.
Ele luta contra sua obesidade mórbida e busca uma forma de se comunicar com a filha, que está se distanciando dele.
Além de Fraser e Chau, o elenco do filme conta com outros nomes conhecidos, como Samantha Morton e Ty Simpkins.
A produção é de Aronofsky, em parceria com Scott Franklin, e a trilha sonora é assinada por Philip Glass.
O filme foi muito aguardado pelos fãs de Aronofsky, que tem em seu currículo obras como “Cisne Negro” e “Réquiem para um Sonho”.
Com uma trama que aborda temas como solidão, arrependimento e redenção, “A Baleia” conquistou o público e se tornou um dos filmes do ano.
Onde assistir
O filme está sendo exibido nas salas Cinépolis Millennium Shopping, zona centro-oeste, às segundas e terças às 21h20.
No shopping Ponta Negra, zona oeste, a exibição do longa-metragem ocorre de segunda a quarta, sempre às 21h45.