Manaus (AM)– Como forma de contribuir com a inclusão e melhoria da aprendizagem no ambiente escolar, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), propôs, através do Projeto de Lei PL nº 75/2023, que seja implementada a atividade profissional de Psicopedagogia nas redes pública e privada de ensino.
Leia também: David Almeida sanciona ampliação do Programa Bolsa Idiomas que atenderá crianças a partir de 10 anos
A Psicopedagogia é um campo do conhecimento que foca em identificar e solucionar problemas no desenvolvimento cognitivo, provocados por dificuldades na assimilação de conteúdos. O ramo é constituído por conhecimentos das áreas da psicologia e da pedagogia, sofrendo ainda a influência de outros segmentos, como psicanálise, semiótica, linguística, medicina e outras.
Déficits nas funções cognitivas utilizadas no processo de aprendizado de novos conteúdos, como memória, raciocínio lógico e concentração, podem dificultar a conclusão do ensino médio ou graduação, bem como a vida profissional.
“Todas os campos profissionais que puderem vir a contribuir com a solução de problemas de aprendizagem devem ser contemplados, daí a importância da nossa proposta. Sabemos que o processo de aprendizagem envolve vários aspectos e nosso PL tem o objetivo de colaborar para que ele ocorra de forma integral. O profissional de Psicopedagogia reúne as condições necessárias para a realização do diagnóstico de problemas cognitivos e por isso é importante que componha o corpo docente das redes pública e privada”, defendeu.
Conforme estudos realizados a acerca do tema de aprendizagem, muitos indivíduos com problemas cognitivos e déficits em absorção de conhecimentos, desistem de tentar estudar, têm vergonha de suas inabilidades e desenvolvem problemas de autoestima.
*Com informações da assessoria