Manaus (AM) – Totalmente revitalizado, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Japiim, na manhã desta quarta-feira (19). O espaço visa garantir um melhor acolhimento e atendimento à população da Zona Sul de Manaus. O evento contou com a presença do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão.
A unidade, gerenciada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), fica situada na avenida General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, Zona Sul. Esta já é a sétima unidade revitalizada a ser entregue, de uma série de reformas iniciada no ano de 2022.
Leia também: Indígena destaca relevância das feiras da ADS para unir cultura e geração de renda
A atual revitalização busca adequar os ambientes do equipamento para melhor atender às Orientações Técnicas do Cras e proporcionar o atendimento qualificado às mais de 21 mil famílias referenciadas e residentes dos bairros de abrangência da unidade.
“Essa reinauguração do Cras faz parte do nosso programa de revitalização de todas as estruturas da Prefeitura de Manaus. Nós estamos reformando 20 de 22 estruturas do Cras por toda a cidade, com todos os equipamentos trocados. A unidade é referência e a porta de entrada da assistência social, buscando sempre atender da melhor forma a população”, disse o prefeito.

O prefeito relatou, ainda, que a realidade de Manaus é diferente de outras cidades do Brasil, pois a logística de transporte daqui é de difícil acesso, principalmente para se deslocar e atender os ribeirinhos.
“As nossas estradas são os rios, essa é a nossa diferença no Brasil. Com isso, temos que levar também a assistência social as pessoas que vivem em comunidades mais distantes, que não conseguem chegar até aqui. Precisamos de um Cras móvel, flutuante, para atender a população que vive nessas áreas”, explicou David Almeida.

O prefeito solicitou o aporte de recursos do Ministério, buscando ampliar ainda mais os indicadores. Ele disse que o apoio é fundamental para alcançar a população que mora nas zonas mais distantes da cidade de Manaus.
“Agradeço, de antemão, essa ajuda que o secretário nacional sinalizou para gente. O governo federal é um braço atuante, é o nosso parceiro maior, é aquele que nos dá suporte no Suas, para que possamos alcançar muito mais pessoas”, concluiu o prefeito.

Os Cras têm a finalidade de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios da cidade de Manaus, por meio da garantia de direitos, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso a serviços de cidadania, a partir de ferramentas, como o Cadastro Único.