Não existe sentimento mais puro e verdadeiro do que a verdadeira amizade.
Um ditado bastante difundido no mundo do vinho diz que dinheiro não pode comprar a felicidade, mas pode comprar vinho, que é a mesma coisa. Apesar de ser uma brincadeira, a frase parece ter fundamentos científicos, ainda mais quando se está com boa companhia.
Uma pesquisa realizada na Dinamarca e publicada no Archives of Internal Medicine, apresentou resultados que pessoas acostumadas a beber vinho são mais felizes, mais inteligentes e se adaptam melhor a qualquer circunstância. Os voluntários, de idades entre 29 e 34 anos, tiveram índices de inteligência que chegaram aos 113.2, número bastante significativo se comparado ao índice encontrado em bebedores de cerveja, por exemplo, que alcançaram 95.2.
Neste dia 20 de Julho, comemoramos o Dia do Amigo ou como também é conhecido em alguns países, Dia Internacional da Amizade.
A ideia surgiu com a chegada do homem à Lua, pois este fato significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis. Para o criador da data, esse evento representava um símbolo de união entre todos os seres humanos.
Vinho e Celebrações
O vinho já faz parte do dia a dia de muita gente, mas se revela realmente essencial ao se celebrar os bons momentos da vida. Nesses dias, temos uma ótima oportunidade para escolher vinhos especiais e ainda homenagear pessoas igualmente especiais. É quando juntamos o desejo e o coração. Neste Dia do Amigo não é diferente.
A teoria mais interessante é uma alusão evolutiva do prazer que o vinho pode dar. Quando degustado sozinho, o vinho é bom. Com alguém especial ao nosso lado, é melhor. Com alguém especial ao lado e acompanhado por um bom prato, é maravilhoso. Por último, com alguém ao nosso lado, com um bom prato e com um motivo para celebrar, é insuperável.
O tipo de amigos e seus Vinhos
Numa relação de amizade, as brincadeiras são sempre bem vindas e trazem intimidade e companheirismo entre as pessoas.
E hoje, não poderia deixar de fazer uma relação com os tipos de amigos (que todos tem) e os vinhos que melhor lhe representam.
O amigo Festeiro
Todos nós conhecemos alguém que esta sempre pronto para uma festa, uma reunião descontraída ou simplesmente fazer “nada” com os amigos.
É aquele que quando recebe um convite responde: “Já estou com roupa de ir”.
Este amigo tem tudo a ver com o Espumante Brut, que assim como ele, é sinônimo de celebração e festa.
O amigo Sumido
Ahhh, esse é um dos mais comuns… mas o fato dele não estar sempre presente, muitas vezes por motivos que, ou não acreditamos ou não compreendemos, ele tem sem valor e sempre que nos presenteia com sua presença, é motivo de alegria.
Para ele, um Prosecco Italiano cai bem, já esteve muito mais presente em nossas mesas, mas sempre que aparece, é bem vindo e tem seus fãs.
O amigo Nerd
Normalmente este amigo é reservado, na dele, gosta de passar seu tempo com seus hobbies mas, quando temos a oportunidade de conversar e nos aproximar, ele simplesmente nos surpreende.
E assim é como a Cava Espanhola, que por aqui não é tão conhecida mas, assim como os Champagnes Franceses, seu método de produção é o champenoise que também é conhecido como tradicional, deixando este espumante elegante e delicado mas por vezes muito encorpado e complexo.
A amiga Patricinha
Sabe aquela amiga que esta sempre maquiada, unhas bem feitas, gosta de roupas de grife e sempre esta na moda, adoram e acompanham blogueiras e digitals influencers, mas que amamos sua companhia, sim … tem um vinho que combina.. e adivinhem, vem la da França, chic ne?!
Estou falando do Pinot Noir de Borgogne, que começando pela uva, não se adapta a qualquer terroir e é de difícil cultivo. Porém, produz um vinho delicado, elegante, aromáticos e combina elevada acidez com baixa concentração de taninos.
O amigo “fechadão” (mas não dê corda…)
Ele é na dele, as vezes pouco sociável, mas, quando conhecemos a fundo, é simplesmente sensacional e não conseguimos mais viver sem ele.
E seu vinho é um Barolo. Um vinho produzido para ser guardado por anos e anos, e que, se aberto antes de chegar em sua maturidade, não iremos aproveitar sua máxima entrega.
De outro lado, se dermos a ele o tempo que precisa, para envelhecer em sua garrafa e aerar para melhor abrir seu buque de aromas, ele provavelmente será seu companheiro para a eternidade.
O amigo Amável
Riesling é você? Sim, é claro que estamos falando do Riesling que produz um vinho sempre muito elegante e secos e muito aromáticos.
Assim como o amigo, ela é nobre, e apresenta seu melhor potencial quando produzida na região de Alsace, na França e também é espetacular na Alemanha, mais precisamente na região dos Vale de Mosel e Reno.
O Praieiro
Quem nunca ouviu de um amigo “e aí, quem topa uma praia hoje?” e essa praia pode ser no nosso belo Rio Negro ou uma piscina e para esse amigo que ama a vida ao ar livre com sol, calor e uns belisquetes para comer, nada melhor do que um Vinho Rosé da Provence.
O vinho Rosé é a cara do verão e com seus aramos de frutas, flores e seu corpo leve e acidez preservada e altamente refrescante.
O amigo Equilibrado
Nada como um amigo que sabe a hora de nos frear, que nos aconselha com a razão e não nos deixa extrapolar, sempre paciente, de bem com a vida, estilo deixa a vida me levar.
E será que encontramos nesse imenso mundo dos vinhos algo assim? Claro, um Chardonnay é assim, o equilíbrio entre as notas aromáticas e o toque do envelhecimento em barricas, uma acidez que mantém uma ótima relação dos lácteos oriundos da malolática e a enorme gama de possibilidades de harmonizações.
E assim como os vinhos meus amigos, cada um tem sua características, mas reconhecê-las e respeitá-las é fundamental.
Feliz dia dos amigos!!!!
Um abraço, um brinde e até a próxima!!