AMAZONAS – O deputado federal Fausto Júnior (UB) articula campanha em Brasília para incluir a pavimentação da BR-319 no Novo PAC Seleções do governo federal. O Programa de Aceleração do Crescimento é o caminho mais viável para que a rodovia seja finalmente asfaltada, como pede o povo do Amazonas.
Fausto, como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, disse que enviará a documentação necessária para que a obra na rodovia que liga o Amazonas ao restante do país seja realizada.
O deputado reuniu-se com o secretário de assuntos federativos do Ministério das Relações Institucionais, Margonari Marcos, em Brasília. e obteve indicação de que a pavimentação da BR-319 (Manaus/AM a Porto Velho/RO) poderá ser incluída no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nas Seleções 1 e 2 justamente para inclusão de obras que ficaram fora da primeira edição.
A resposta positiva do governo federal foi comemorada pelo deputado nas redes sociais.
“O Governo Federal disse que a BR-319 pode ser incluída no Novo PAC Seleções. Já estou articulando com o governador Wilson Lima para enviar a documentação necessária e, como presidente da #FrenteBR319, seguimos trabalhando e na luta pela pavimentação da BR-319″, disse Fausto em um post.
A Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, estabelecida por um período de quatro anos, é composta por uma equipe dedicada de legisladores com o objetivo compartilhado de promover o desenvolvimento de uma estrada asfaltada que conecte Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia.
Os objetivos da Frente Parlamentar, conforme delineados em seu estatuto, são os seguintes:
• Facilitar a Construção e Restauração da BR-319: A missão principal é contribuir, com base em pesquisas aprofundadas, para o desenvolvimento efetivo da BR-319, garantindo que ela sirva como um elo crucial entre Manaus e Porto Velho.
• Simplificar os Processos de Licenciamento: A Frente trabalhará na formulação de leis e projetos que simplifiquem as permissões e licenças necessárias para a construção.
• Conscientização Pública: Tem como objetivo conscientizar e educar o público sobre a importância da BR-319 tanto para a região norte quanto para a nação como um todo.
• Fiscalização do Governo: A Frente supervisionará e acompanhará as ações tomadas pelo Governo Federal em apoio à construção e restauração da BR-319.
• Transparência e Prestação de Contas: Relatórios regulares serão produzidos e publicados, detalhando as atividades da Frente Parlamentar, fornecendo orientação e insights a todos os envolvidos.
CRÍTICAS
Fausto tem sido voz ativa contra a prática de crimes ambientais, e citou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), junto à Polícia Federal (PF), que atearam fogo em dragas utilizadas pelo garimpo, justamente quando o Amazonas vivia o auge das queimadas e da fumaça.
“Inacreditável, Manaus com ar insalubre e o Ibama ateando fogo às margens da cidade”, disse o parlamentar ao publicar um vídeo em suas redes sociais. De acordo com Fausto, “está mais que na hora de buscar novas soluções e alternativas a esse método explosivo e totalmente nocivo ao meio ambiente”.
O político ainda afirma que a espetacularização de os órgãos em aparecer nas mídias não pode permitir que justamente estes, que deveriam combater os crimes ambientais, estejam contribuindo com essa prática.