Pacientes assistidos pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon-RR) passam a contar com exames complementares de cardiologia. A novidade é mais uma iniciativa que fortalece a realização de tratamento humanizado na Rede Estadual de Saúde, do Governo de Roraima.
Subespecialidade da cardiologia, a cardio-oncologia é responsável por realizar o diagnóstico e tratamento das lesões cardíacas causadas pelo processo de quimioterapia.
“As doenças cardiovasculares, seguidas das doenças oncológicas, são as que mais matam no mundo, sendo unidas em uma subespecialidade para oferecermos o tratamento mais eficaz, com menos dano ao paciente e com mais chance de cura”, explica a cardio-oncologista da Unacon-RR, Glauciene Ferreira.
Com isso, os pacientes oncológicos da unidade passam a ter acesso a exames de Eletrocardiograma, Mapa 24 horas, e Holter 24 horas, ajudando a otimizar o tempo do tratamento.
“O grande benefício é que o paciente passa a ter um acesso mais facilitado a esse serviço. O profissional que está responsável pelo acompanhamento do tratamento quimioterápico desse paciente, caso veja a necessidade da realização desses exames complementares, pode solicitá-lo diretamente no balcão da Unacon-RR”, pontuou Glauciene.
A aposentada Francisca Magalhães, de 49 anos, descobriu o câncer em um dos rins em 2016. Desde então ela tem feito acompanhamento com os especialistas da Unacon-RR, afim de manter uma boa qualidade de vida.
“A minha pressão estava alta, a doutora foi medir a pressão na consulta e já agilizou logo para fazer o exame. É tão difícil hoje em dia resolver as coisas e você ter facilidade nesse serviço é só vitória na vida da gente”, disse a paciente.
A Unacon-RR funciona dentro do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1364, bairro Aeroporto.
*Com informações da assessoria