MANAUS – Em passagem inédita pela região Norte e pelo Amazonas, o cruzeiro MSC Poesia atracou no Porto de Manaus, nesta quarta-feira (13/03), com 3.189 turistas interessados em conhecer as encantadoras belezas do Amazonas. Na ocasião, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realizou o receptivo do cruzeiro.
Com 294 metros, equivalente a 10 barcos regionais de 30 metros, o MSC Poesia é o maior navio da temporada 2023/2024 em tamanho e em volume de turistas, a atracar no Porto de Manaus. Em águas brasileiras, além de Manaus, às cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Belém também estão inclusas no roteiro do transatlântico que já teve passagem por 31 países pelo Oceano Índico, Costa Oeste da África, Caribe e América do Norte.
A diretora de marketing da Amazonastur, Ana Cláudia Rego, enfatiza a importância da inclusão do Amazonas na rota de uma das maiores companhias de cruzeiro do mundo e os impactos positivos para a economia e o turismo local.
Leia mais: Feirão do Pescado oferta mais de 100 toneladas de peixes em Manaus
“Esse navio tem uma importância para o Amazonas porque é o décimo primeiro navio da temporada e a previsão, até o final, é injetar R$3,5 milhões na economia. Trazendo os turistas para cá eles gastam com artesanato, fazendo os pacotes turísticos, passeios, indo a restaurantes e bares, então possuímos um impacto positivo na economia diretamente e indiretamente”, apontou a diretora.
Turistas estrangeiros
Cruzeiristas americanos, canadenses e australianos estão entre a maioria dos visitantes vindos do MSC Poesia para a capital amazonense. Uma delas é a turista espanhola Thereza Mangalêz, que conta animada as principais expectativas para conhecer o Amazonas.
“Vamos ver o Encontro das águas, vamos fazer uma excursão pela selva e vamos conhecer as tribos. Estamos muito contentes e adoramos o Brasil”, contou a turista.
Atrativos e índices de satisfação
De acordo com a Amazonas Explorer, uma das principais agências de turismo que realiza atendimento aos cruzeiristas, os atrativos mais procurados estão o Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro, Museu do Índio, Bosque da Ciência e Paço Municipal. Os roteiros turísticos para conhecer o Amazonas mais escolhidos pelos turistas incluem visitar as comunidades indígenas, realizar caminhadas na floresta e conhecer o Encontro das Águas.
De acordo com as pesquisas realizadas pela equipe técnica da Amazonastur,a gastronomia, os restaurantes, a hospitalidade amazonense e os serviços dos guias de turismo, estão entre os itens mais bem avaliados pelos turistas durante a visita em solo amazonense.