Oscar Piastri fez uma prova sem erros e faturou o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 neste domingo, 20, chegando à sua terceira vitória na temporada. Com o resultado, o australiano ainda superou o seu companheiro de McLaren, Lando Norris, e assumiu a liderança do mundial de pilotos.
Esta é a primeira vez que um australiano lidera o mundial desde Mark Webber, em 2010. Webber é justamente o empresário de Piastri, que agora soma 99 pontos, contra 89 de Norris, que aparece na vice-liderança da temporada.
Pole position da prova, Max Verstappen, da Red Bull, chegou em segundo após ser punido com cinco segundos, depois de uma disputa de posição com Piastri logo após a largada. Em um bom resultado para a Ferrari, Charles Leclerc completou o pódio da prova no Circuito de Corniche, em Jeddah.
Mesmo largando em décimo, após bater no Q3 da classificação, Norris fez uma ótima corrida de recuperação e cruzou a linha de chegada em quarto, logo à frente dos carros da Mercedes, com George Russell em quinto e Andrea Kimi Antonelli, em sexto.
Leia mais: F1: Piastri vence GP do Bahrein e assume vice-liderança do Mundial
Leia mais: F1: Verstappen domina GP do Japão e conquista sua primeira vitória na temporada
Sem motivos para comemorar e ainda enfrentando dificuldades para se entender com a sua Ferrari, Lewis Hamilton completou a prova em sétimo, mesma posição em que largou. O heptacampeão foi seguido por Carlos Sainz, de quem ocupou o lugar na escuderia italiana. O espanhol parece estar se adaptando ao carro da Williams e conseguiu chegar à frente de seu companheiro, Alexander Albon. Com mais um bom desempenho, Isack Hadjar, da Racing Bulls, fechou o top 10.
Em um fim de semana para esquecer, tendo inclusive ficado fora do TL2 por problemas em sua Sauber, o brasileiro Gabriel Bortoleto terminou a corrida na 18ª posição.
A Fórmula 1 volta à ação a partir do dia 2 de maio, para as atividades do GP de Miami, nos Estados Unidos.
Classificação final do GP da Austrália
