O humorista Whindersson Nunes, 30, alertou seus seguidores para um golpe que tem circulado nas redes usando um vídeo seu modificado com uso de inteligência artificial para atrair vítimas.
Ele foi alertado deste esquema por um de seus seguidores, que enviou a mensagem: “Estão dando golpes através dos seus grupos! Estão dando golpes nos grupos de venda através de números falsos. Eles enviam mensagens pra todos que chegam no grupo dizendo que terão 50% de desconto nos seus ingressos para que as pessoas coloquem os dados bancários no link deles. Estão usando a foto do grupo como foto de perfil e usando o nome de suporte. Avise seus seguidores, por favor!”
Em seguida, Whindersson postou um vídeo que mostra um corte de uma entrevista sua, mas tem o áudio adulterado com uso de IA para parecer que o humorista está incentivando seus fãs a participarem do esquema golpista.
“Vocês têm de prestar muita atenção! Tenho até medo de postar vídeo assim aqui, porque a pessoa pode gravar minha tela, postar, colocar o link dela, que vai chamar pra outro lugar. Não entre em papo de malandro. Tenho medo de ficar apontando aqui, ‘clique aqui’, ‘vem pra cá’, porque as pessoas podem usar pra qualquer coisa”, disse ele nos stories de seu Instagram.
“Vão aparecendo novas formas de enrolar vocês e as pessoas caem nos golpes. Então, prestem muita atenção. É o influencer que você gosta que está falando? Vê se é o perfil dele mesmo, dá uma olhada na boca mexendo. Vamos prestar atenção”, acrescentou.
“Cuidado, porque não adianta. Vão aparecendo novas formas de enrolar vocês e as pessoas caem nos golpes. Então, prestem muita atenção. É o influencer que você gosta que está falando? Vê se é o perfil dele mesmo, dá uma olhada na boca mexendo. Vamos prestar atenção! As coisas estão atualizando e está difícil desviar dos golpes”, frisou o humorista.
