Lando Norris garantiu a vitória no Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 neste domingo (3), após uma acirrada batalha com o colega de McLaren, Oscar Piastri. Com o resultado, o britânico diminuiu para nove pontos a diferença em relação ao australiano na liderança do campeonato de pilotos.
Piastri terminou apenas 0s6 atrás do britânico. A vitória foi a quinta de Norris na temporada e a terceira nas últimas quatro, contra seis de Piastri. Foi também a sétima dobradinha da McLaren em 14 corridas.
George Russell, da Mercedes, ficou com o terceiro lugar e conquistou seu quinto pódio na temporada, cruzando a linha de chegada 20 segundos depois.
Fernando Alonso terminou em quinto pela Aston Martin.
Gabriel Bortoleto cruzou a linha de chegada na sexta posição e conquistou a melhor colocação da carreira. O piloto brasileiro somou oito pontos na tabela.
Apesar de ter garantido a pole position, Charles Leclerc terminou a corrida apenas na quarta colocação. O piloto da Ferrari viu suas chances de vitória escaparem após uma estratégia de duas paradas que não funcionou como esperado e ainda recebeu uma penalização de cinco segundos por condução instável enquanto duelava com George Russell.
O heptacampeão mundial Lewis Hamilton, oito vezes vencedor na Hungria, largou em 12º lugar pela Ferrari e terminou a corrida na mesma posição.
A prova marcou o último fim de semana de corridas antes das férias de verão da Fórmula 1.
Classificação Fórmula 1
O australiano Oscar Piastri segue na liderança do mundial de pilotos, com 266 pontos, seguido Lando Norris, que aparece em segundo com 250. O holândes Max Verstappen, da Red Bull fecha o top 3 com 185 pontos.
Na classificação de construtores, a McLaren aparece na ponta com 516 pontos. A Ferrari aparece na vice-liderança, 268 pontos atrás. A Mercedes fecha os três primeiros colocados, com 220 pontos.