O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou os planos de seu governo para combater o crime em Washington DC, durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca nesta segunda-feira (11).
Trump disse que colocará o Departamento de Polícia Metropolitana sob controle federal e enviará a Guarda Nacional para a cidade, afirmando que a medida visa restaurar a ordem na capital do país.
Confira o que se sabe sobre o plano de Trump
- Controle polícia: Trump afirmou que colocou o Departamento de Polícia Metropolitana de Washington DC sob controle federal. Ele nomeou o administrador da Agência Antidrogas (DEA) como comissário federal interino do Departamento de Polícia Metropolitana.
- Mudanças nos estatutos de DC: Trump afirmou que seu governo alterará os estatutos sobre fiança em cidades como Nova York, Chicago e Washington DC.
- Guarda Nacional: Trump anunciou o envio de tropas da Guarda Nacional para auxiliar as autoridades locais.
- Militares a postos: Trump afirmou que o Departamento de Defesa está pronto para mobilizar militares da ativa para combater a criminalidade em Washington, mas acrescentou que não acredita que isso seja necessário.
- Autoridades não foram notificadas: O Departamento de Polícia Metropolitana de DC, incluindo a chefe Pamela Smith e a prefeita Muriel Bowser, não sabiam da decisão de Trump de assumir o departamento.
O anúncio de Trump é seu mais recente esforço para atingir cidades democratas, exercendo o poder Executivo sobre assuntos tradicionalmente locais. Ele tem rejeitado as críticas de que está fabricando uma crise para justificar a expansão da autoridade presidencial.
Centenas de policiais e agentes dcome mais de uma dúzia de agências federais já se espalharam pela cidade nos últimos dias.
A prefeita democrata de Washington, Muriel Bowser, rebateu as afirmações de Trump, dizendo que a cidade “não está sofrendo um salto de crimes” e destacando que os crimes violentos atingiram seu nível mais baixo em mais de três décadas no ano passado.
O crime violento caiu 26% nos primeiros sete meses de 2025, depois de cair 35% em 2024, e o crime geral caiu 7%, segundo o departamento de polícia da cidade.
Mas a violência com armas continua sendo um problema. Em 2023, Washington teve a terceira maior taxa de homicídios por arma de fogo entre as cidades dos EUA com população acima de 500.000 habitantes, conforme o grupo de defesa do controle de armas Everytown for Gun Safety.