Bia Haddad Maia virou a chave em Nova York. Depois de quatro derrotas seguidas no circuito, a número 22 do mundo estreou no US Open com vitória por 6/3, 1/6 e 6/1 sobre a britânica Sonay Kartal, nesta terça-feira (26).
Bia iniciou a partida firme nos ralis, quebrou o saque da adversária duas vezes e administrou bem a primeira parcial. A britânica respondeu no segundo set, aproveitou a instabilidade no saque da brasileira e empatou o jogo com autoridade.
Na volta do intervalo, Bia retornou mais agressiva e se impôs. Abriu vantagem logo cedo, explorou os erros da adversária e fechou a partida com tranquilidade, apesar das dificuldades no serviço.
Classificada, Haddad Maia aguarda a definição do confronto entre a francesa Lois Boisson e a suíça Viktorija Golubic para conhecer sua próxima oponente. Já Kartal amargou a quarta derrota seguida desde sua boa campanha em Wimbledon.
O jogo
A brasileira começou o primeiro set garantindo o game inicial e confirmando o serviço. Em seguida, uma sequência de alternâncias entre os games deixou a partida muito equilibrada. Bia saiu na frente quando conseguiu abrir um 4/2 e quebrou pela primeira vez o saque da rival, mas viu Kartal responder após uma dupla falta. No fim, Bia ainda assegurou mais um game e fechou a parcial com ace incrível: 6/3.
Na etapa seguinte, Kartal retornou mais concentrada e abriu uma vantagem de 3/0. Bia voltou para a partida no quarto game, quando conseguiu confirmar o serviço com uma boa bola em profundidade. A britânica garantiu mais três games para fechar o set.
No intervalo, Bia foi até o vestiário para ajustar alguns pontos para a sequência da partida. Embalada pela torcida brasileira presente na quadra 12 do Us Open em Nova York, ela abriu o terceiro set com bons saques que confirmaram o serviço. Logo depois, a brasileira garantiu mais um game sem chances para a rival. Na fase final do duelo, a paulista reclamou de um desconforto na perna esquerda e passou o resto da partida caminhando com dificuldades, mas o episódio não foi suficiente para parar Haddad: 6/1.