O zagueiro Thiago Silva, de 41 anos, é o novo contratado do Porto. O anúncio foi feito neste sábado (20), pelas redes sociais.
O contrato do brasileiro é válido até junho de 2026 com a possibilidade de renovação. A transferência do jogador foi gratuita para o time português.
O jogador retornou ao Fluminense em maio de 2024. Ele teria um vínculo com o clube das Laranjeiras até 2026, porém optou por rescindir o contrato após a eliminação do Flu na Copa do Brasil diante do Vasco da Gama.
Com passagens pela Seleção Brasileira, Chelsea, Paris Saint-Germain e Milan, esta será a segunda vez que Thiago jogará no Porto. Ele integrou o elenco B do Dragão entre 2004 e 2005.
“Olá nação portista. Estou aqui para anunciar o meu retorno aos dragões e dizer o quanto estou feliz e lisonjeado com esta oportunidade. Tô super motivado, espero que eu possa ajudar da melhor maneira possível”, disse o atleta.
O desejo de Thiago Silva era justamente voltar à Europa, para poder ficar mais perto de sua família, que permaneceu em Londres durante sua passagem pelo Brasil. O clube e o zagueiro também tinham um acordo que abria porta para a possibilidade de saída nestes últimos seis meses justamente por conta da questão familiar. O Fluminense tentou convencê-lo a permanecer e usou a fase de grupos da Libertadores e a proximidade da Copa do Mundo de 2026 como trunfos, mas sem sucesso.
A negociação de Thiago Silva com o Porto pegou de surpresa até mesmo a imprensa portuguesa. Os primeiros rumores só surgiram na manhã deste sábado, pouco antes do clube anunciar a contratação como um “presente de natal” para a torcida.
O Porto vem vivendo boa temporada e está vivo em todas as competições que disputa. No Campeonato Português, é o líder com 40 pontos, cinco a mais que o rival Sporting. Na Liga Europa, a equipe de Francesco Farioli está na oitava colocação da fase de liga, lutando por uma vaga para ir direto para as oitavas de final. O time ainda disputa a Taça de Portugal.

